Fragmentos de dois casos atendidos por Charcot

antecedentes ligados aos desejos de viajar e sintomas de esclerose múltipla

  • Elise Alves dos Santos Universidade de Brasília-UNB, Brasília, DF
  • Luiz Augusto Monnerat Celes Universidade de Brasília-UNB, Brasília, DF
  • Cristina Lindenmeyer Saint Martin Université Sorbonne Paris Cité, Paris
Palavras-chave: Doentes de Charcot, Desejos de viajar, Sintomas de esclerose múltipla, Corpo, Complexo de Édipo

Resumo

São apresentados dois fragmentos de casos inéditos atendidos por Jean-Martin Charcot (James Lévy e Sioen). Busca-se pensá-los a partir de considerações psicanalíticas acerca de flashes da história de dois jovens diagnosticados com esclerose múltipla, cujas experiências são marcadas pela fuga de onde estavam e pelos “desejos poderosos de viajar”. A trajetória das viagens, realizadas em momentos de mudanças que cada doente viveu, era marcada pelo surgimento de manifestações somáticas da esclerose múltipla. A discussão acerca do complexo de Édipo relaciona-se com uma espécie de manifestação comportamental, fortemente associada ao domínio de expressão do corpo doente.

Biografia do Autor

Elise Alves dos Santos, Universidade de Brasília-UNB, Brasília, DF

Psicóloga Clínica e do Trabalho. Servidora efetiva no Núcleo de Psicologia do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás. Psicanalista - Instituto Sedes Sapientiae.
Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Sanduíche na
Université Sorbonne - Paris 7. Goiânia, GO, Brasil.

Luiz Augusto Monnerat Celes, Universidade de Brasília-UNB, Brasília, DF

Psicanalista. Especialidade em Psicologia Clínica (CFP). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-doutorado pela Universidade Católica da Lovaina (UCL-Bélgica), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisador colaborador sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Professor titular aposentado do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil.

Cristina Lindenmeyer Saint Martin, Université Sorbonne Paris Cité, Paris

Psicanalista. Doutora em Psicopatologia e Psicanálise. Professora no departamento d’Études Psychanalytiques na UFR IHSS e diretora de pesquisa no Centre Psychanalyse, Médecine et Société da Université Paris 7 Diderot. Paris, França.

Publicado
05-08-2020
Como Citar
SANTOS, E.; CELES, L.; SAINT MARTIN, C. Fragmentos de dois casos atendidos por Charcot. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 42, n. 42, p. 189-204, 5 ago. 2020.