Considerações sobre as modificações de Ferenczi à técnica psicanalítica e os desenvolvimentos posteriores de Winnicott

  • Bartholomeu de Aguiar Vieira Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Palavras-chave: Relação mãe-bebê, Preocupação materna primária, Trauma, Clínica psicanalítica

Resumo

Devido à grande incidência de pacientes que não se adaptam ao método padrão da Psicanálise, este trabalho investiga formas de adaptação da escuta, tendo a noção de empatia proposta por Ferenczi como uma ferramenta clínica fundamental para o manejo terapêutico. O objetivo deste trabalho é oferecer um solo de embasamento para a técnica em questão. Para tanto, ele aproxima a conceituação ferencziana sobre o tema à ideia de preocupação materna primária em Winnicott. Tal escolha se justifica, pois as ideias formuladas pelo autor inglês funcionam como continuações do percurso inaugurado por Ferenczi. Para esclarecer esse argumento, o trabalho aborda Winnicott e sua compreensão da maternagem como capacitadora natural da regressão, o que me levou a concluir que o “sentir com” da empatia, nesse enquadre, opera como uma adaptação às necessidades primárias do paciente traumatizado.

Biografia do Autor

Bartholomeu de Aguiar Vieira, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia/ Universidade de São Paulo (USP), especialista em Psicologia Clínica com crianças/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

Publicado
23-10-2018
Como Citar
VIEIRA, B. Considerações sobre as modificações de Ferenczi à técnica psicanalítica e os desenvolvimentos posteriores de Winnicott. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 40, n. 38 jan/jun, p. 79-96, 23 out. 2018.