O Unheimlich na adoção da criança com deficiência

  • Débora Ferreira Bossa Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
  • Anamaria Silva Neves Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
Palavras-chave: Adoção, Deficiência, Estranho, Psicanálise

Resumo

Este estudo parte do reconhecimento de que muitas crianças e adolescentes disponíveis à adoção são excluídas da oportunidade de serem adotadas devido às exigências quanto ao perfil construído pelos pretendentes, sendo a deficiência uma das características eliminatórias. A análise das informações disponibilizadas nos relatórios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a revisão bibliográfica mostram que a preferência dos adotantes é destoante da realidade das crianças institucionalizadas. A compreensão psicanalítica do fenômeno indica que a deficiência compõe o fenômeno do estranho (unheimlich), movimentando fantasias primitivas nos adotantes.

Biografia do Autor

Débora Ferreira Bossa, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Psicóloga, mestre em Psicanálise e Cultura, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Aplicada, Núcleo de Psicanálise e Cultura/Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Anamaria Silva Neves, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Docente Associado II, do curso de graduação e pós-graduação strictu sensu, Instituto de Psicologia/Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado
23-10-2018
Como Citar
BOSSA, D.; NEVES, A. O Unheimlich na adoção da criança com deficiência. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 40, n. 38 jan/jun, p. 97-109, 23 out. 2018.