A Teoria da Comunicação no pensamento clínico de Donald W. Winnicott

  • Sergio Gomes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Carlos Augusto Peixoto Júnior Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Palavras-chave: Comunicação, Não comunicação, Teoria do desenvolvimento emocional, Winnicott

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as principais contribuições do analista e pediatra inglês Donald W. Winnicott sobre a constituição de uma teoria da comunicação no processo maturacional. Discute-se primeiramente a comunicação não verbal estabelecida entre o par mãe-bebê e expressa por meio de espelhamento e subjetivação, para, em seguida, discutir três formas de não comunicação: a não comunicação simples, relacionada aos estados tranquilos e de não integração vividos pelo bebê; a não comunicação ativa, expressão da saúde psíquica e originária da relação materno-infantil através de gestos, expressões ou das primeiras formas de linguagem verbal; e, por fim, a não comunicação reativa, essencialmente patológica e oriunda das falhas ambientais durante o processo maturacional.

Biografia do Autor

Sergio Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Psicanalista, membro associado/Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ), doutorado Psicologia Clínica/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), supervisor da Divisão de Psicologia Aplicada Profa. Isabel Adrados/Instituto de Psicologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carlos Augusto Peixoto Júnior, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Psicanalista, prof. do Departamento de Psicologia e
do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica/Pontifícia Universidade Católica
do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Publicado
25-10-2018
Como Citar
SILVA, S.; JÚNIOR, C. A Teoria da Comunicação no pensamento clínico de Donald W. Winnicott. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36 jan/jun, p. 65-83, 25 out. 2018.