Gênero e forma literária

considerações sobre a estrutura ficcional dos casos clínicos em psicanálise

  • Christian Ingo Lenz Dunker Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Tiago Ravanello Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil
Palavras-chave: Psicanálise, Clínica, Relato

Resumo

Frente às inúmeras críticas destinadas aos relatos de casos clínicos, sejam elas internas ou externas ao campo psicanalítico, pelo que esses escapam ao modo de empiria, relato e comprovação científica importados por saberes psi de outros ramos da ciência, propomos a retomada do problema, através da distinção entre dois diferentes níveis de abordagem: o exame em extensão da categoria de gênero literário, enquanto ordenador metadiscursivo, segundo o qual o caso clínico se aproxima do romance policial; e o exame em intensão, através da delimitação da forma literária, que confere estrutura específica ao caso clínico pelo modo de encaminhamento de suas propriedades discursivas e, em especial, a estratégia de inclusão do estranho relativo à prática cFrente às inúmeras críticas destinadas aos relatos de casos clínicos, sejam elas internas ou externas ao campo psicanalítico, pelo que esses escapam ao modo de empiria, relato e comprovação científica importados por saberes psi de outros ramos da ciência, propomos a retomada do problema, através da distinção entre dois diferentes níveis de abordagem: o exame em extensão da categoria de gênero literário, enquanto ordenador metadiscursivo, segundo o qual o caso clínico se aproxima do romance policial; e o exame em intensão, através da delimitação da forma literária, que confere estrutura específica ao caso clínico pelo modo de encaminhamento de suas propriedades discursivas e, em especial, a estratégia de inclusão do estranho relativo à prática clínica.línica.

Biografia do Autor

Christian Ingo Lenz Dunker, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Psicanalista, prof. titular/Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Livre docente Psicologia Clínica e pós-doutor/Manchester Metropolitan University.

Tiago Ravanello, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Prof. adjunto Centro de Ciências Humanas e Sociais/Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS), pós-doutorando departamento de Psicologia Clínica/Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
25-10-2018
Como Citar
DUNKER, C.; RAVANELLO, T. Gênero e forma literária. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36 jan/jun, p. 87-102, 25 out. 2018.