A monogamia na obra de Freud

  • Patrícia Mafra de Amorim Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Fábio Roberto Rodrigues Belo Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
Palavras-chave: Monogamia, Psicanálise, Identificação feminina primária, Conflito, Abordagem histórico-estrutural

Resumo

Este trabalho parte da ausência do tema da monogamia como causa de investigações no campo da Psicanálise. Consideraremos a possibilidade de tal ausência constituir uma defesa contra a angústia gerada pelos estados primários de passividade, aos quais as relações amorosas nos remetem. Tomando por base os apontamentos laplancheanos acerca do inconsciente, questionamos como o tema da monogamia aparece em Freud. Pensamos na monogamia como uma via facilitada por sua relação com nossa cultura, atentando para o fato de que independente da forma de relacionamento escolhido, o conflito jamais cessará de existir devido à cisão constitutiva do sujeito.

Biografia do Autor

Patrícia Mafra de Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Graduada Psicologia/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestranda Estudos Psicanalíticos/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fábio Roberto Rodrigues Belo, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutorado Estudos Literários/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), prof. adjunto Departamento de Psicologia/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado
25-10-2018
Como Citar
AMORIM, P.; BELO, F. A monogamia na obra de Freud. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36 jan/jun, p. 199-219, 25 out. 2018.