O sintoma-equilibrista e o tratamento médico ao mal-estar na atualidade

  • Yedda Janaina Scuccato de Castro Lima Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA, Brasil
  • Mônica Ramos Daltro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA, Brasil
Palavras-chave: Psicanálise, Medicina, Psiquiatria, Mal-estar, Sintoma

Resumo

O artigo analisa, a partir da perspectiva psicanalítica, como a medicina e a psicanálise interpretam o sofrimento psíquico através de referenciais distintos, que evidenciam diferenças na forma como pensam o sujeito, impactando em sua maneira de lidar com o mal-estar. Nesse contexto, o estudo reflete sobre as distintas terapêuticas ofertadas e propõe duas categorias de análise para abordá-las, a partir dos conceitos de sintoma-desequilíbrio-biológico e sintoma-equilibrista. Destaca como a concepção freudiana de mal-estar contribui para implicar o sujeito na transformação de seu singular sofrimento sem promessas falaciosas.

Biografia do Autor

Yedda Janaina Scuccato de Castro Lima, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA, Brasil

Graduanda curso Psicologia/Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Psicanalista associada Instituto de Psicanálise da Bahia (IPB).

Mônica Ramos Daltro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA, Brasil

Psicóloga, profa. adjunta curso Psicologia do Programa de Doutorado em Medicina e Saúde Humana e profa. adjunta/Escola Bahiana Medicina e Saúde Pública.

Publicado
25-10-2018
Como Citar
LIMA, Y.; DALTRO, M. O sintoma-equilibrista e o tratamento médico ao mal-estar na atualidade. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36 jan/jun, p. 243-264, 25 out. 2018.