Alguns apontamentos acerca da função psicanalítica da personalidade no campo analítico

a narrativa do analista e a do escritor

  • Marina Ferreira da Rosa Ribeiro Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP, São Paulo, SP
Palavras-chave: Reverie, Função alfa, Função psicanalítica da personalidade, Campo analítico

Resumo

A partir do relato da experiência do escritor turco Orhan Pamuk (2010) com uma de suas leitoras, o artigo propõe uma analogia com o campo analítico, em que se faz presente a intersubjetividade analista-paciente. É apresentado o contexto teórico dos conceitos de reverie, função alfa e função psicanalítica da personalidade, criados por Bion e discutidos por autores contemporâneos. Compreendida na perspectiva de autores pós-bionianos como um campo do sonhar do analista e do analisando, a situação analítica é sempre complexa, nela podendo ser realizada a função psicanalítica da personalidade. O artigo finaliza considerando que tanto a experiência entre autor e leitor, como entre analista e analisando, em especial, a relação de intimidade e proximidade que acontece nesses dois diferentes contextos é favorecedora de transformações. Tais transformações se dão por meio da função psicanalítica da personalidade: a capacidade humana de transformar as experiências emocionais, inicialmente em estado bruto, em narrativas, a do analista e a do escritor, na busca humana incessante pela verdade e pelo sentido daquilo que é experienciado.

 

Biografia do Autor

Marina Ferreira da Rosa Ribeiro, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP, São Paulo, SP

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), São Paulo, SP, Brasil.

Publicado
07-08-2019
Como Citar
RIBEIRO, M. Alguns apontamentos acerca da função psicanalítica da personalidade no campo analítico. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 41, n. 40, p. 169-187, 7 ago. 2019.
Seção
Artigos em Tema Livre