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Cursos, seminários e grupos – 2022

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Segunda-feira
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Calendar_with_a_clock_time_tools_24 Segunda-Feira

 
 
 
Oficina clínica
Módulo Clínico
 

Coordenação: Rita Mac Dowell e Marcia Rechtman

Modo: Presencial

Horário: 13h30/15h

Início: 15/08/2022 (semanal)

Duração: sem previsão

Vagas: 8

Disciplina aberta a: Membros efetivos e Membros associados

Sinopse: A oficina tem como objetivo trazer a clínica de cada participante para ser discutida entre os pares.

 

Seminários de Lacan: A ética da psicanálise (livro 7)

Módulo Temático

Coordenação: Rosa Jeni Matz

Modo: Online

Horário: 19h30/21h

Reinício: 01/08/2022 (quinzenal)

Duração: 1 ano

Vagas: Em aberto

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Percorrendo das falofanias de Hamlet do Seminário 6, O desejo e a sua interpretação, chegaremos ao Seminário 7, A ética da psicanálise, onde Lacan prossegue na condição do desejo, como questão essencial para a práxis psicanalítica, que se sustenta pela responsabilidade do sujeito com o bem-dizer. Partindo e questionando a ética de Aristóteles, Lacan alcança Antígona, heroína trágica do desejo, elevando a questão ética da psicanálise à linguagem e ao objeto do desejo. Não ceder sobre o seu desejo, isto é, ao gozo, campo lacaniano tão presente no mundo contemporâneo.

 
Cartel Seminário 8 Lacan: A transferência

Módulo Temático

Coordenação: Rosa Jeni Matz

Modo: Online

Horário: 19h30/21h

Reinício: 08/08/2022 (quinzenal)

Duração: 1 ano

Vagas: Sem vagas

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: O Cartel é uma atividade básica na transmissão do ensino de Lacan. Um grupo de psicanalistas se reúne para pensar e desenvolver um tema que lhe causa desejo e saber. Atualmente o nosso grupo se dedica ao Seminário 8: A transferência.

 
O pensamento e a clínica de Christopher Bollas

Módulo Temático

Coordenação: Lia Pitliuk

Modo: Online

Horário: 20h30/22h

Início: 01/08/2022 (quinzenal)

Duração: 1 ano – 17 encontros (até 21/11, interrompendo em julho e também na primeira quinzena de novembro)

Vagas: Indeterminado

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Christopher Bollas, um dos mais criativos psicanalistas da tradição independente britânica, tem feito um trabalho inestimável de retomada do cerne do método analítico (Freud), à luz das teorizações contemporâneas sobre as relações de objeto, pensadas numa dimensão intersubjetiva (Winnicott). Situando a associação livre no centro da clínica, e reelaborando e ampliando a teoria freudiana do inconsciente (com a ideia fundamental da articulação do idioma singular), Bollas nos fornece um plano de referência e um arsenal clínico fértil e precioso para a (re)constituição e o fortalecimento de uma existência que possa ser considerada própria – meta de qualquer clínica que se chame analítica. A potência do estudo de Bollas tem se evidenciado no trabalho com as chamadas patologias contemporâneas, com as situações de vulnerabilidade psíquica e social com que a psicanálise progressivamente vem se comprometendo cada vez mais e, mais recentemente, com o desafio clínico de trabalhar com as modalidades de atendimento psicanalítico em-linha (online). Este curso visa apresentar as bases do pensamento e da clínica de Christopher Bollas buscando, com elas, o desenvolvimento de ferramentas para uma psicanálise viva e sintonizada com o nosso tempo.

 
 
 

 

Calendar_with_a_clock_time_tools_24 Terça-Feira

 
 
 
 

 

Calendar_with_a_clock_time_tools_24 Quarta-Feira

 

Neurose Obsessiva II

Módulo Freudiano (exclusivo da Formação)

Coordenação: Patrícia Saceanu

Horário: 09h/10h30

Início:09/03/2022 (semanal)

Duração: 1 semestre

Vagas: Indeterminado

Disciplina aberta a: Membros associados

Sinopse: Neste seminário nos dedicaremos ao tema da neurose obsessiva partindo da leitura e discussão dos principais textos de Freud sobre o assunto, desde o início da sua obra, observando as transformações em sua conceituação, especialmente em momentos como o abandono da teoria da sedução e a virada para a segunda tópica. Durante este percurso nos deteremos sobre questões fundamentais da neurose obsessiva, como seus mecanismos de defesa específicos, a ambivalência, a dúvida, a procrastinação, o sentimento de culpa, a dívida, a crueldade do superego, o desejo e o destino dos afetos. Um olhar acerca da contemporaneidade acompanhará todo o nosso estudo como contraponto às indispensáveis bases freudianas. Nesse sentido, discutiremos temas como a neurose obsessiva no feminino, as transformações na cultura com relação à temática da culpa e da vergonha, a crescente medicalização dos sintomas, entre outras questões. Em paralelo à pesquisa teórica, manteremos sempre no horizonte uma discussão acerca do manejo clínico da neurose obsessiva, a partir da discussão de casos.

 

Metapsicologia I

Módulo Freudiano (exclusivo da Formação)

Coordenação: Gilberto Gomes e Maria Theresa da Costa Barros

Modo: Presencial

Horário: 09h/10h30

Início: 03/08/2022 (semanal)

Duração: 1 semestre

Vagas: 30

Número mínimo de inscritos para dar início: 8

Requisitos: Estar inscrito na Formação Psicanalítica do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro

Disciplina aberta a: Membros associados

Sinopse: Estudo sistemático da metapsicologia de Freud, seguindo a ordem cronológica das principais obras em que Freud tratou do tema, visando propiciar aos participantes um conhecimento sólido dos principais conceitos e formulações da metapsicologia, que é instrumental necessário para o entendimento de toda a obra do autor. Embora informados por análises e desenvolvimentos de outros autores, buscaremos nos ater unicamente à apresentação e análise das obras de Freud, com a maior proximidade possível à letra de seus escritos. Este estudo, apesar de seu caráter introdutório, não se furtará ao enfrentamento de alguns dos pontos mais difíceis das obras – na medida do possível em relação à duração do curso – almejando facilitar aos participantes uma abertura a diferentes interpretações dos mesmos. Em Metapsicologia I serão abordados os textos da metapsicologia até O Inconsciente (1915).

 
Oficina Clínica

Módulo Clínico

Coordenação: Margarida Guilhon

Modo: Online

Horário: 9h/10h30

Início: 03/08/2022 (semanal)

Duração: Indeterminada

Vagas: 10

Disciplina aberta a: Membros associados (contato prévio com a coordenadora)

Sinopse: Esta Oficina Clínica tem como objetivo abrir um espaço de discussão de casos clínicos. Tomaremos sempre como base teórica o texto freudiano. Entretanto, recorreremos a diversos outros autores que contribuirão para pensarmos os impasses e os percalços da clínica contemporânea.

 

Metapsicologia IV

Módulo Freudiano (exclusivo da Formação)

Coordenação: Beth Müller

Horário: 10h40/12h10

Início: 09/03/2022 (semanal)

Duração: 1 semestre

Disciplina aberta a: Membros associados

Sinopse: A 2ª teoria pulsional proposta por Freud. As pulsões no social.

 

Teoria da Técnica I

Módulo Freudiano (exclusivo da Formação)

Coordenação: Ana Maria Furtado, Claudia Pereira, Lia de Chermont Próchnik, Magali Amaral e Marylink Kupferberg

Modo: Presencial

Horário: 09h/10h30

Início: 17/08/2022 (semanal)

Duração prevista: 1 semestre

Vagas: 25

Disciplina aberta a: Membros associados

 

Teoria da Cultura I

Módulo Freudiano (exclusivo da Formação)

Coordenação: Gilsa Tarré

Modo: Presencial

Horário: 10h30/12h

Início: 17/08/2022 (semanal)

Duração: 1 semestre

Vagas: 25

Disciplina aberta a: Membros associados

Sinopse: Leitura comentada dos principais textos freudianos concernentes à indissociável relação entre sujeito e cultura ressaltando a complexa trama teórica e clínica efetuada entre o artigo de 1908, “Moral sexual civilizada e doença nervosa moderna” e seu trabalho capital de 1930, “O mal-estar na cultura”, já de posse de sua hipótese da pulsão de morte. A proposta é de destacar o impacto ético da descoberta freudiana do inconsciente como um verdadeiro ato subversivo que instaura uma clínica não restrita a ser apenas uma modalidade terapêutica, mas uma clínica que podemos chamar de “Clínica do mal-estar” que inaugura uma nova maneira de pensar o sujeito, a cultura e os fundamentos do político. Trata-se de um sujeito não-idêntico a si que carrega, desde o seu nascimento, as marcas da presença do Outro.

 

Introdução ao Pensamento de Melanie Klein

Módulo Pós-Freudiano

Coordenação: Maria Theresa da Costa Barros

Horário: 10h40/12h10

Início: 09/03/2022 (semanal)

Duração: 1 semestre

Vagas: 30

Número mínimo de inscritos para dar início: 8

Requisitos: Metapsicologia e Teoria Pulsional.

Disciplina aberta a: Todas as categorias (participantes, após entrevista com a coordenadora)

Sinopse: O Seminário tem como proposta um estudo crítico por um lado, do pensamento de Melanie Klein em sua interlocução com o discurso freudiano, por outro suas contribuições originais e inovadoras, assim como levar em conta a importância atual de seu pensamento para a clínica psicanalítica: o da “phantasia inconsciente” e o da “situação edípica”, o que inclui “a coisa materna” e o “Édipo precoce”. Como sabemos, Melanie Klein tomou como ponto de partida a observação de que no decorrer de suas análises com crianças de tenra idade, encontrou certos fatos que pareciam admitir uma ampliação da teoria de Freud a esse respeito em determinadas direções. Passou a considerar então, que o superego havia estado em plena atividade durante certo tempo, em seus pequenos pacientes, cujas idades variavam entre dois anos e nove meses e quatro anos de idade. Um outro dado que viria a chamar a sua atenção, é que este superego precoce era desmedidamente mais rigoroso e cruel, se comparado ao da criança mais velha e ao do adulto, logo, ele literalmente esmagava o ego da criança pequena. Na opinião de Klein, apesar de no adulto encontrarmos um superego muito mais severo do que foram em realidade os pais daquele paciente, não coincidindo com eles, no entanto, ainda assim, encontra-se mais próximo deles do que na criança pequena. Em verdade, encontramos na criança pequena, um superego com as características mais incríveis e fantásticas. Essa será uma das mais importantes contribuições, entre muitas outras, que fizeram de Melanie Klein chefe de uma escola de Psicanálise, a escola kleiniana, ao lado da escola lacaniana, a psicologia do ego norte-americana e a escola britânica das relações de objeto.

 

Histeria I

Módulo Freudiano (exclusivo da Formação)

Coordenação: Regina Orth de Aragão

Modo: Presencial

Horário: 10h40/12h10

Início: 10/08/2022

Duração: 1 semestre

Vagas: 25

Requisitos: curso reservado aos associados em formação

Disciplina aberta a: Membros associados

Sinopse: A histeria, com suas manifestações muitas vezes espetaculares, representava um enigma para a medicina desde muito tempo, mas foi somente a partir de Charcot que ela passou a ser reconhecida como uma perturbação psíquica e não mais como uma simulação ou a manifestação de falta de conformidade à regra social.  Será tentando decifrar os sintomas histéricos e sua etiologia, que Freud irá, paulatinamente, construir as primeiras hipóteses fundantes da psicanálise. Partindo da ideia, juntamente com Breuer, de que havia sempre um trauma na origem e no desencadeamento do sintoma histérico, ele irá pouco a pouco reconhecer a importância da fantasia como elemento fundamental da histeria, mas também de toda a etiologia das neuroses. No desenvolvimento dessa compreensão teórico-clínica, Freud irá apresentar a noção de defesa, mais tarde preferindo o termo recalcamento, que será sempre considerado o mecanismo central na histeria. As hipóteses fundamentais da psicanálise, o inconsciente, a fantasia, o recalcamento, a sexualidade infantil, se desdobram e se constituem a partir dessa clínica. A psicopatologia constitui o terreno originário e fundamental do pensamento psicanalítico, sendo indissociável o laço estabelecido por Freud entre a clínica e a teoria, com consequências para a visão freudiana da nosografia. Tendo como ponto de partida o estudo da histeria, a tarefa central de Freud no desenvolvimento de sua psicopatologia é justamente a definição, a delimitação e a descrição dos modos de defesa específicos das neuroses, das psicoses e das perversões. O curso acompanhará a trajetória de Freud desde seus primeiros textos a partir de 1893, que vão permitir seguir, por etapas sucessivas, o alargamento da teoria freudiana ao conjunto do campo das psiconeuroses.  Seguiremos as leituras e análises dos escritos até 1933. As várias transformações e reformulações do pensamento freudiano serão acompanhadas ao longo desse trajeto.

 
Introdução à Winnicott

Módulo Pós-Freudiano

Coordenação: Maria de Fátima de Amorim Junqueira

Horário: 11h/12h30 (On-line via Zoom)

Início: 03/08/2022 (semanal)

Duração: 07/12/2022

Vagas: mínimo 6

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Percorrer os principais conceitos da teoria de Winnicott. 

 
 
Psicanálise e Cultura

Módulo Temático

Coordenação: Carmen Da Poian

Horário: 12h/13h30

Reinício: 17/08/2022 (mensal)

Duração: Indeterminada

Requisitos: Conhecimento das diversas teorias psicanalíticas; Experiência clínica; Interesse por outras áreas do conhecimento tais como Filosofia, História, Antropologia, Sociologia; Entrevista com a coordenadora.

Sinopse: Curso em andamento sempre aprofundando o lugar da Psicanálise, do sujeito e das novas subjetividades tendo em vista as transformações da sociedade atual. O curso se passa através da leitura de textos e de vídeos a serem debatidos e indicados previamente. O curso não é pago mas há necessidade de tradução de textos o que é feito por tradutor indicado e o custo dividido pelo número de participantes. Há também convidados especiais que enriquecem o curso com exposições, o que acarreta uma possível despesa a ser também dividida entre os participantes. O tema deste ano será: “O porquê da Psicanalise na atualidade onde a intimidade é reinventada”, com textos-base de Elizabeth Roudinesco e Christian Dunker.

 
As versões do trauma e seus destinos

Módulo Temático

Coordenação: Marylink Kupferberg

Horário: 12h15/13h35

Início: 09/03/2022 (semanal)

Duração: 1 semestre

Vagas: Em aberto

Número mínimo de inscritos para dar início: 8

Requisitos: Metapsicologia

Disciplina aberta a: Membros efetivos e associados

Sinopse: O Trauma é o tema que constitui o eixo em torno do qual se estruturou essa proposta de módulo. Ressaltar a multiplicidade de destinos do trauma cuja origem se dá a partir de situações de ameaça à vida do sujeito sendo a fragmentação e a destruição da vida psíquica um deles, mas outros destinos são possíveis. Diante dos enigmas na clínica e na cultura, constituídos por situações catastróficas, geradoras de lutos patológicos, muitos psicanalistas, filósofos e críticos literários estabeleceram um diálogo questionador com a geração dos fundadores da psicanálise. Novas categorias conceituais ampliaram os recursos para abordar os fenômenos psíquicos que esbarram na impossibilidade de simbolização e estenderam os limites do que até então era considerado como analisável. Graças a esta abertura, foram possíveis as descobertas clínicas que dizem respeito às vivências traumáticas, suas consequências e ressonâncias, que sem dúvida exigem o reconhecimento de seus efeitos patológicos não apenas sobre o sujeito, como também permitem a investigação dos fatores intervenientes nos processos de transmissão às gerações seguintes.

 
Oficina Clínica

Módulo Clínico

Coordenação: Regina Orth de Aragão

Modo: Online

Horário: 13h/14h30

Início: 10/08/2022 (semanal)

Duração: Indeterminada

Vagas: Sem vagas

Disciplina aberta a: Membros efetivos e Membros associados

Sinopse: Ainda que dirigida preferencialmente aos colegas associados em formação, a proposta dessa Oficina Clínica parte do reconhecimento da formação permanente e infindável dos psicanalistas. Os trabalhos se desenvolverão em torno das questões clínicas trazidas pelos participantes, matéria prima de nosso fazer e pensar psicanalítico. Os autores aos quais recorreremos, tendo como eixo básico de pensamento as elaborações freudianas, serão aqueles que contribuirão para o enriquecimento e aprofundamento das nossas compreensões das situações clínicas. A escuta psicanalítica é diversa e multifacetada, mas buscaremos privilegiar o entendimento do cuidado psíquico considerando a permanência e os efeitos das marcas do infantil nos sujeitos.

 
Introdução à Teoria de J. Lacan

Módulo Pós-Freudiano

Coordenação: Beth Müller

Horário: 09h/10h30

Início: 09/03/2022 (semanal)

Duração: 18 aulas

Vagas: em aberto

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Dados históricos (os 3 tempos de Lacan). O significante e sua lógica: metáfora e metonímia (sintoma e desejo). Os 3 registros: RSI. Os 4 conceitos fundamentais da Psicanálise. Os 4 discursos. As fórmulas da sexuação. O sinthoma e a topologia dos nós.

 
 
 
 

Calendar_with_a_clock_time_tools_24 Quinta-Feira

 
 
Oficina Clínica: Com Ferenczi

Modo: Online (a confirmar)

Coordenação: Jô Gondar

Horário: 10h30/12h

Início: 01/09/2022 (semanal)

Duração: 1 ano

Vagas: Sem vagas

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Não se trata de um grupo ferencziano, mas de uma oficina que pretende discutir as inquietações da clínica contemporânea, tendo Ferenczi (e outros) por companheiro de percurso.

 

Estudos de Filosofia – Fenomenologia e Psicanálise

Coordenação: William Batista

Modo: Presencial

Horário: 11h/12h30

Início: 11/08/2022 (quinzenal)

Duração: Indeterminada

Vagas: Indeterminadas

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Em 2019 nós estudamos o estruturalismo e textos escolhidos de M. Foucault em torno da psicologia, da psiquiatria e psicanálise. Por sugestão do grupo atual e abrindo um confronto entre dois métodos da filosofia contemporânea, em 2020 nos propomos a estudar a fenomenologia. Na década de 30, de 33 a 39, A. Kojève, então na cadeira de Filosofia da École Pratiques de Hautes Études Paris, ministrou um seminário sobre a “Fenomenologia do Espírito” de Hegel, frequentado por intelectuais do porte de Lacan e Sartre. Reunidos por R. Queneau com o título de “Introduction à la lecture de Hegel”, essas conferências nos servirão como exposição didática da fenomenologia. Depois desses fundamentos teóricos, passaremos às obras dos fenomenologos de maior expressão e repercussão – S. Kierkegaard, M. Heidegger, J-P. Sartre e A. Camus com seus desdobramentos na academia e na produção cultural contemporânea, inclusive na psicanálise; seus conceitos, seus temas, seus enfoques e ênfases.

 

Grupo de Pesquisa: Psicanálise Ampliada e Contexto Social

Coordenação: Carla Penna

Modo: Online

Horário: 20h/21h30

Início: 18/08/2022 (mensal – nas terceiras quintas-feiras)

Duração: Indeterminada

Vagas: livre

Disciplina aberta a: Membros efetivos e Membros associados

Sinopse: Psicanálise Ampliada e Contexto Social é um núcleo de pesquisa do Círculo Psicanalítico. Promove encontros teórico-clínicos entre membros associados em formação e efetivos que trabalham ou interessam-se pelo trabalho de orientação psicanalítica realizado fora do setting analítico clássico. O núcleo aborda a complexidade do pensamento e do trabalho clínico realizado em instituições e em contextos sociais variados. Em 2022 gostaríamos de ampliar as conexões com os demais núcleos do CPRJ.

 

André Green: rigor teórico e sensibilidade clínica

Coordenação: Claudia Amorim Garcia

Modo: Online

Horário: 20h30/22h

Início: 25/08/2022 (mensal)

Duração: Indeterminada

Vagas: 8

Disciplina aberta a: Membros efetivos, Membros associados (a partir do terceiro ano da formação ou contato com coord.) e Participantes (contato prévio com coordenadora).

Sinopse: A produção psicanalítica na atualidade vem sendo formatada pela articulação entre diferentes dialetos na montagem de um cenário que integra abordagens intrapsíquicas e intersubjetivas. André Green bem representa esta nova configuração do campo analítico com sua extensa, complexa e diversificada obra enraizada na tradição francesa, mas permeada por contribuições de autores anglo saxões, e dedicada à elaboração de um pensamento teórico-clínico centrado nos impasses e desafios colocados pela clínica psicanalítica atual. Costurando uma leitura crítica e criativa de Freud e dos pós freudianos com contribuições próprias, e tomando a intersecção pulsão/objeto como postulado central, Green debruça-se, então, a partir do final dos anos 60, sobre questões suscitadas pelo que convencionou chamar de estados limítrofes de analisabilidade- que mais tarde passa a chamar de estruturas não neuróticas – dedicando-se à construção do que denomina de Modelo Clinico Contemporâneo. Neste seminário sobre o pensamento de A. Green vamos trabalhar a conjunção entre conceitos metapsicológicos, conceitos teórico-clínicos e questões referentes ao método analítico visando possibilitar uma leitura introdutória e discussão compartilhada de temas centrais apresentados pelo autor ao longo de três etapas em que, a grosso modo, podemos dividir o legado greeniano.

 

Atendimento psicanalítico remoto de crianças

Coordenação: Diana Dadoorian

Modo: Online

Horário: 20h30/22h

Reinício: 04/08/2022 (mensal)

Duração: 1 ano

Vagas: Em aberto

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: O seminário será um espaço de estudo e reflexão sobre o atendimento psicanalítico on-line de crianças impulsionado pela pandemia de COVID-19. Trata-se de uma modalidade de atendimento que revolucionou a clínica psicanalítica de crianças e que demostra ser um potente instrumento de tratamento com esta clientela.

 

Filosofia e Psicanálise: Subjetividade e Linguagem – A Crise da Subjetividade

Coordenação: Danilo Marcondes

Horário: 20h30/22h

Início: 31/03/2022 (quinzenal)

Duração: Março a Dezembro de 2022

Vagas: 10

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Leitura e discussão do texto das Investigações Filosóficas (1952) de Ludwig Wittgenstein sobretudo quanto ao Argumento da Linguagem Privada e suas implicações para a Epistemologia e para a discussão sobre subjetividade.

 

História da Produção Conceitual Psicanalítica

Horário: 21h/22h30 – semanal

Modo: Online

Início: 28/04/2022

Término: 10/11/2022

Disciplina aberta a: Participantes

Programação e ementas:

Freud I – (4 aulas) – dias: 28 de abril; 05, 12 e 19 de maio

Coordenação: Maria Theresa da Costa Barros

Ementa: Os começos da psicanálise se ancoram na clínica da histeria e na descoberta da talking cure, expressão cunhada pela famosa paciente de Breuer, Anna O. Freud, um jovem médico e amigo de Breuer, produz uma nova modalidade clínica, a clínica da escuta, baseada nessa experiência originária. O edifício teórico da psicanálise será construído tendo como referência a clínica psicanalítica. Por isso, os conceitos sofrerão permanente processo de construção e revisão, como podemos testemunhar a partir da primeira tópica, na formulação do conceito de inconsciente, e em “Introdução ao Narcisismo”, texto que marca a revisão da teoria pulsional freudiana até a virada de 1920 e da conseguinte postulação da segunda tópica.

 

Freud II – (3 aulas) – dias: 26 de maio; 02 e 09 de junho

Coordenação: Gilberto Gomes

Ementa: Pulsões e destinos das pulsões. O complexo de Édipo e a bissexualidade. As várias formulações freudianas para o além do princípio do prazer. A segunda teoria do aparelho psíquico e os diferentes conceitos de eu no teorizar de Freud.

 

Freud III – (3 aulas) – dias: 23 e 30 de junho; 07 de julho

Coordenação: Claudia Pereira

Ementa: Embora Freud tenha escrito relativamente pouco a respeito da técnica psicanalítica, não se pode dizer que esta não tenha sido uma de suas constantes preocupações. Assim é que, já em 1895, no início de seu percurso como psicanalista, ele apresentou em seus Estudos sobre a Histeria uma descrição bastante pormenorizada do procedimento psicanalítico. No outro extremo, 1937, em Análise terminável e interminável e em Construções em análise, Freud mais uma vez discutia temas relacionados com a técnica psicanalítica. Entre esses dois momentos, ao longo de 40 anos, ele produziu recomendações sobre como iniciar, conduzir e terminar uma análise, deixando registrado como usou a sugestão e a interpretação; como descobriu e enfrentou as resistências; e como identificou e manejou a transferência. São tais recomendações que abordaremos em nossos encontros sobre a teoria da técnica psicanalítica.

 
Ocular Quadrifocal Paul Bercherie – (2 aulas) – dias: 14 e 21 de julho

Coordenação: Paulo Sérgio Lima Silva

Ementa: Apresentação das principais escolas da psicanálise pós – freudianas de acordo com o mapeamento de Bercherie: a escola inglesa (Klein), a escola ame- ricana (Kohut), a escola francesa (Lacan) e a “nebulosa marginal” (Winnicott, Balint, Fairbairn, etc.)

 

Ferenczi – (3 aulas) – dias: 28 de julho; 04 e 11 de agosto

Coordenação: Ana Lila Lejarraga

Ementa: Considerado por muitos anos um enfant terrible da psicanálise, Ferenczi tem sido resgatado na atualidade por ter sido um especialista em pacientes graves. Eminentemente clínico, Ferenczi subordinou sempre as inovações conceituais e técnicas à eficácia terapêutica. Suas experimentações clínicas – técnica ativa, elasticidade, princípio de relaxamento e neocatarse, análise mútua – o conduziram a construir uma teoria e uma proposta clínica sobre o trauma patogênico. Em nossos encontros abordaremos os principais conceitos que se articulam em torno da noção do trauma desestruturante: introjeção, confusão de línguas, desmentido, autotomia, autoclivagem narcísica, progressão traumática.

 

Melanie Klein – (3 aulas) – dias: 18 e 25 de agosto; 01 de setembro

Coordenação: Luís Claudio Figueiredo (CPRJ e PUC-SP) e convidados

Em colaboração com Elisa Ulhoa Cintra (PUC-SP) e Octavio Souza (CPRJ e FIOCRUZ)

Ementa: Melanie Klein será apresentada em três aulas na base de uma conversa entre nós três. Temas essenciais da produção kleiniana serão objetos de nossa conversação: a expansão da psicanálise freudiana para a análise de crianças pequenas e quadros de psicose infantil (com a focalização das angústias arcaicas, a situação edipiana inicial, o superego precoce e as inibições), a problemática das phantasias inconscientes e da simbolização, os conceitos de ‘posição’ [posição depressiva e posição esquizoparanoide, com suas defesas arcaicas – como a cisão e a identificação projetiva] e a inveja primária. Abordaremos também a forte presença da ambivalência em todos os momentos e processos psíquicos desde o nascimento até nossa morte. Enfatizaremos as ligações de Melanie Klein com o pensamento de Freud, bem como suas criativas inovações. Finalmente trataremos da presença do pensamento kleiniano na psicanálise contemporânea em autores como Thomas Ogden, entre outros. Cada um dos temas será exposto por um de nós e comentado pelos outros dois de forma a estimular a participação de todos nessas conversas.

 

Winnicott – (3 aulas) – dias: 15, 22 e 29 de setembro

Coordenação: Neyza Prochet

Ementa: Considerado hoje um dos autores psicanalíticos mais discutidos, Win- nicott nos deixou uma obra pouco sistematizada do ponto de vista teórico, mas de imensa riqueza clínica. Nestes três encontros serão apresentadas suas principais contribuições: seu modelo teórico-clínico para a compreensão do desenvolvimento psíquico do indivíduo humano; o paradoxo envolvido na ideia de espaço transicional; e a localização da experiência cultural. Como pano de fundo, a importância das noções de espontaneidade, criatividade, o Outro hospedeiro e sua imensa confiança na força para o crescimento.

Inscrições abertas até o dia 13/09/22

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Lacan – (3 aulas) – dias: 6, 13 e 20 de outubro

Coordenação: Rosa Jeni Matz

Ementa: Lacan, psicanalista francês, realizou em sua obra uma releitura original de Freud. Através dos três registros Real, Simbólico e Imaginário, Lacan explicita o campo psicanalítico. Percorreremos conceitos como estádio do espelho, esquema L, sujeito, Autre, metáfora paterna, identificação, desejo, angústia, afeto, gozo, objeto a. As estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão serão pensadas em relação à práxis lacaniana como uma ética do bem-dizer. Na clínica das suplências versaremos sobre o sinthoma, o nó borromeano, a letra e a escrita. E o impossível, o Real, campo próprio lacaniano, nos despertará através dos obstáculos das direções do mundo contemporâneo.

Inscrições abertas até o dia 4/10/22

 

Bion – (3 aulas) – dias: 27 de outubro; 03 e 10 de novembro

Coordenação: Carla Penna e Beatriz Chacur Biasotto Mano

Ementa: Bion iniciou seus trabalhos como psiquiatra na Segunda Guerra Mundial fazendo uma contribuição fundamental para a compreensão da psicodinâmica dos grupos humanos. Anos mais tarde desenvolveu um pensamento original que permitiu o avanço na compreensão da psicose e de pacientes borderline. Construiu uma teoria sofisticada apresentando conceitos como função alfa, elementos beta, objetos bizarros, continente e contido e reverie dentre outros. Suas ideias fizeram-no um dos autores mais profícuos da psicanálise garantindo-lhe, além de um lugar de destaque no pensamento psicanalítico, importantes e atuais seguidores.

Inscrições abertas até o dia 25/10/22

 

 
 
 
 

Calendar_with_a_clock_time_tools_24 Sexta-Feira

 

J. lacan Os 4 conceitos fundamentais da Psicanálise (jan a jun 1964)

Coordenação: Beth Müller

Modo: Online

Horário: 13h/14h30

Início: 12/08/2022 (semanal)

Duração: 1 ano

Vagas: 8

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Dentre todos os seminários ministrados por Lacan, o Sem. 11 ocupa uma posição bastante singular por sua situação política e seus efeitos na teorização lacaniana ali realizada.  Recém saído da IPA e da S  , Lacan pode finalmente dar sua versão própria, a partir de Freud e de sua re-leitura, do que considera sua versão dos 4 conceitos fundamentais da Psicanálise: o inconsciente, a pulsão, a transferência e a repetição.  Lacan também está em outro ambiente, com outra platéia.  Está na Universidade (École des Hautes Études) e sabe que alí está em jogo o futuro político e ético de suas teorizações.  Poderá fracassar ou triunfar.  Parece que neste momento ele triunfou.  Convidamos aos interessados a uma leitura sistemática, comentada e discutida deste seminário.

 
Grupo de Estudos: Psicanálise e Racismo

Coordenação: Vários coordenadores convidados pela CFP
Divulgaremos os módulos de acordo com o andamento do grupo

Horário: 9h/10h30

Modo: Online

Início: 05/08/2022 (mensal)

Término: indeterminado

Vagas: em aberto

Sinopse: Estudar a questão do racismo na nossa sociedade, sua negação e a naturalização das desigualdades e preconceitos daí decorrentes, de forma a nos engajar num trabalho em prol de uma psicanálise sensível à escuta da questão racial. As aulas serão dadas por pesquisadores convidados,  especialistas nesta temática.

Primeiro módulo: Prof.: Carlos Alberto Medeiros

Datas: 18/03, 01/04, 06/05 e 03/06.

Sinopse do primeiro módulo: Estudar a questão da raça como construção sócio-histórica e analisar esse fenômeno no Brasil, incorporando uma perspectiva comparativa com a sociedade americana.


Segundo Módulo:
Profa. Taiasmin Ohnmacht

Datas: 12/08 e 02/09 das 9h às 10h30 (2 encontros)

Sinopse do segundo módulo: Vamos debater o 1º capítulo de Pele Negra Máscaras Brancas, de Frantz Fanon. Peço que todos leiam antes de iniciarmos esse ciclo.
Texto complementar: Racismo e sexismo no Brasil, Lelia Gonzalez.

 

Os Impasses da Clínica Contemporanêa

Coordenação: Ana Maria Furtado

Modo: Online

Horário: 9h30/11h

Início: 05/08/2022 (semanal)

Duração: Indeterminada

Vagas: 2

Disciplina aberta a: Membros efetivos e Membros associados

Sinopse: Apresentação e discussão teórico clínica de casos em atendimento psicanalítico, para membros com pelo menos 03 anos de prática clínica.

 
Oficina Clínica III

Coordenação: Claudia Pereira e Patricia Saceanu

Modo: Online

Horário: 10h/11h30

Início: 12/08/2022 (semanal)

Duração: Indeterminada

Vagas: Sem vagas

Disciplina aberta a: Membros efetivos e Membros associados

Sinopse: A oficina se destina aos profissionais que desejam discutir casos, questões e impasses na clínica.

 

Metapsicologia do Ego

Coordenação: Jurandir Freire Costa

Modo: Online

Horário: 10h40/12h10

Início: 12/08/2022 (quinzenal)

Duração: 24/06/2022

Vagas: 25

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Trata-se de recapitular, criticamente, a evolução do conceito de ego em Freud, com vistas à elucidar questões clínicas concernentes aos casos ditos de estados-limite.

 
Grupo de Estudos: Considerações sobre o Imaginário Conservador

Coordenação: Jurandir Freire Costa

Modo: Online

Horário: 10h40/12h10

Renício: 05/08/2022 (mensal)

Duração: 03/06/2022

Vagas: até 30 participantes

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Trata-se de analisar do ponto de vista do sintoma social as formas de subjetivação produzidas pelo imaginário cultural conservador. Serão discutidos, sobretudo, textos nos quais a teoria psicanalítica é o principal instrumento de análise da construção das identidades sociais.

 

Oficina Clínica: sobre a análise do infantil e o infantil na análise

Coordenação: Neyza Prochet

Modo: Online

Horário: 11h30/13h

Início: 05/08/2022 (semanal)

Duração: Indeterminada

Vagas: 2

Disciplina aberta a: Membros efetivos e Membros associados

Sinopse: A oficina visa estimular o desenvolvimento do pensamento clínico e a superação das dificuldades surgidas nesta clínica psicanalítica atual através da capacidade criativa do analista, correlacionando os fenômenos clínicos apresentados com a teoria psicanalítica, em especial com as contribuições de Winnicott e da escola inglesa.

 

A mente do analista: exame de casos clínicos

Coordenação: Luís Claudio Figueiredo e Octavio Souza, com a colaboração de Beatriz Pinheiro de Andrade, Creuza Azevedo e Neyza Prochet

Modo: Online

Horário: 13h/14h30

Início: 26/08/2022 (mensal)

Duração: Indeterminada

Vagas: Indeterminada

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Em prosseguimento às considerações genéricas sobre o funcionamento da mente do analista em sessão, propomos investigar o que se requer de nossas mentes em situações clínicas específicas. O campo é amplo, mas sugerimos dar continuidade a essa série de encontros focalizando as dinâmicas da situação analisante ou terapêutica – pois nem sempre é de uma psicanálise em sentido estrito que se trata – em função dos adoecimentos. Ou seja, a pergunta é: o que se demanda da mente do analista e o que ela produz em situações analisantes nos atendimentos mais ‘clássicos’ de neuroses, nos atendimentos de casos de psicose, casos borderline, adoecimentos narcisistas, adoecimentos psicossomáticos e de perversão? A ideia é a de trabalharmos com material clínico – próprio ou da literatura psicanalítica – mas sempre focalizando a mente do analista em seu trabalho. Para isso contamos com a ativa colaboração dos colegas.

 
Seminário de Curta Duração: Winnicott como ferramenta crítica para pensar o sócio político hoje

Coordenação: Beatriz Gang Mizrahi

Horário: 14h/15h30

Início: 08/04/2022 (quinzenal)

Duração: 5 encontros (dias 8 e 29 de abril, 13 e 27 de maio, e 3 de junho)

Vagas: 10

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Ao compreender o processo de subjetivação mais centrado no atendimento à força vital potencialmente criativa do self, e não tanto na elaboração interna dos conflitos pulsionais, Winnicott enfatiza a dependência do indivíduo em relação aos suportes externos, não só no início, mas ao longo de toda a vida. Com isso, o autor nos permite um desvio crítico em relação aos ideais excessivos de autonomia que permeiam as políticas neoliberais e que promovem a dissolução dos suportes sociais, tendência especialmente desastrosa em momentos críticos como os da pandemia. O objetivo do seminário será a apropriação desse potencial crítico presente nas contribuições do autor, inspirando resistências tanto no plano subjetivo quanto político.

 

Seminário Teórico-Clínico de Psicanálise com Crianças e Adolescentes e a Neurose Infantil no Adulto

Coordenação: Alba Senna

Modo: Híbrido

Horário: 14h30/16h

Início: 12/08/2022 (2ª e 4ª sextas-feiras do mês)

Duração: Indeterminada

Disciplina aberta a: Membros efetivos e Membros associados

Requisito: Análise pessoal e entrevista com a coordenadora.

Sinopse: O seminário tem como objetivo estudar a teoria e a clínica da psicanálise com crianças e adolescentes e a neurose infantil no adulto. Propõe refletir sobre a questão do sujeito – a castração – que impõe aos “caminhos” do saber, seus sintomas, inibições e angústias.

 

Grupo de Estudos do Livro Fadas no Divã – Psicanálise nas Histórias infantis de Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso

Coordenação: Alba Senna

Modo: Híbrido

Horário: 14h30/16h

Início: 19/08/2022 (3ª sexta-feira do mês)

Duração: Indeterminada

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Requisito: Entrar em contato com a coordenadora.

Sinopse: Freud em “A ocorrência, em sonhos, de material oriundo de contos de fadas (1913)”, reconhece o lugar importante do conto de fadas na vida mental das pessoas ocupando muitas vezes o lugar das lembranças de sua própria infância, transformando estes contos em lembranças. O livro de Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso, seguindo Freud, nos mostra como os contos de fadas, tão ricos em simbolismos, podem ser aproveitados no tratamento psicanalítico, pois são uma via privilegiada de acesso às fantasias inconscientes.

 

Introdução ao Pensamento de Winnicott

Coordenação: Maria de Fátima de Amorim Junqueira

Modo: Online

Horário: 11h/12:30h

Início: 03/08/2022 (semanal)

Vagas: mínimo 6

Disciplina aberta a: Todas as categorias

Sinopse: Percorrer os principais conceitos da teoria de Winnicott.

 

Os percalços da subjetivação, suas condições, seus entraves

Coordenação: Regina Orth de Aragão

Modo: Online

Horário: 16h30/18h

Reinício: 12/08/2022 (quinzenal)

Duração: 2 semestres

Vagas: 25

Disciplina aberta a: Todas as categorias (participantes, após entrevista com a coordenadora)

Sinopse: O seminário dará continuidade aos estudos iniciados em 2020, e que prosseguiram em 2021, a respeito das condições básicas dos processos iniciais de subjetivação, entendidos como profundamente ancorados na relação do bebê com seus objetos primordiais. Dado o reconhecimento da determinação das relações primárias nesses primeiros tempos de construção psíquica, iniciaremos tratando das primeiras formas de expressão do bebê, compreendidas em suas interações com seus cuidadores, levando em conta as complexas funções parentais, maternas e paternas. Como pano de fundo para os estudos apresentados, serão consideradas as questões suscitadas pela prática da clínica pais/bebês, e as manifestações de sofrimento psíquico na infância e na primeira infância. Além disso, considerando que os conhecimentos abordados nesse campo são de aplicação mais ampla, vão ser consideradas as repercussões dessas pesquisas sobre a clínica psicanalítica geral. Daremos prosseguimento a esses estudos tomando como base as proposições de autores fundamentais nesse campo, a saber Geneviève Haag, Daniel Stern e Francis Tustin, em diálogo com outros autores contemporâneos, entre os quais Albert Ciccone, René Roussillon, Bernard Golse e Victor Guerra.31

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