Fortmaçao -teste
O processo de filiação ao CPRJ se dá por intermédio do Fórum de Psicanálise – espaço de formação permanente de membros efetivos e associados, onde acontecem as atividades científicas ligadas ao estudo, à pesquisa e à prática da psicanálise. O Fórum oferece ao interessado duas possibilidades de inserção na instituição: como membro associado em formação ou como participante.
O Membro Associado em Formação está inserido no Núcleo Básico de Formação e terá um percurso de estudos composto pelos cursos dos módulos freudiano, pós-freudiano, temático e módulo clínico. Caso, ao final deste percurso, o membro em formação tenha a intenção de se tornar membro efetivo deverá apresentar à Assembleia Geral de Admissão de Membros um caso clínico, juntamente com um memorial e o curriculum vitae. Durante esse processo, que terá a duração mínima de um semestre, será assessorado por três membros efetivos do CPRJ.
Já o Participante poderá fazer parte do módulo panorâmico, do módulo temático, dos seminários de curta duração e das conferências.
Tanto os candidatos à membro em formação em psicanálise quanto os candidatos à participante do CPRJ passarão por entrevistas realizadas no início do ano letivo.
Além destas duas possibilidades de inserção na instituição, o público em geral é convidado a participar dos eventos abertos, divulgados ao longo do ano, como as conferências e os seminários de curta duração.
Para maiores informações procurar a secretaria.
Grade do Núcleo Básico de Formação:
Módulo Freudiano
Oferece uma leitura sistematizada do texto freudiano que inclui: Metapsicologia, Teoria Pulsional, Histeria, Neurose Obsessiva, Fobia, Perversão, Psicose, Teoria da Técnica, Teoria da Cultura.
Módulo Pós-Freudiano
Oferece cursos introdutórios sobre o pensamento de Ferenczi, Melanie Klein, D. W. Winnicott e J. Lacan.
Módulo Clínico
Oferece Oficinas Clínicas e Seminários Teórico-Clínicos.
Oficinas Clínicas
Reúne oficinas clínicas com diversos temas que têm como objetivo a troca de experiências e que consiste predominantemente na apresentação de casos clínicos trazidos pelos participantes do grupo.
Seminários Teóricos-Clínicos
Reúne grupos de trabalho que tem por objetivo o estudo detalhado dos conceitos fundamentais que regem a clínica psicanalítica. São escolhidos temas específicos que visem integrar reflexões teóricas e clínicas através de leitura de autores selecionados.
Módulo Temático
Reúne seminários e cursos que abordam diferentes autores e temas psicanalíticos, assim como cursos de outras áreas do saber de interesse para a psicanálise.
Observação: Informamos que a grade do Núcleo Básico de Formação é constituída do módulo freudiano e pós-freudiano, sendo também necessário cursar, pelo menos, três seminários temáticos, um seminário teórico-clínico e duas oficinas clínicas, de livre escolha.
Atividades Gerais:
Conferências
Se referem a temas relativos a uma questão temática, que é posta em debate e que norteia as atividades científicas daquele ano na instituição, assim como de outros temas relacionados a psicanálise e áreas afins. São abertas ao público.
Seminários de Curta Duração
Tem como objetivo o estudo de conceitos fundamentais de temas e autores selecionados pelo coordenador do seminário. São abertos ao público na dependência de contato com o coordenador.
Módulo Panorâmico
Reúne seminários que abordam autores da psicanálise e de diferentes áreas do saber.
Grupos de Pesquisa
Reúne grupos de trabalho, de formação espontânea entre os associados ao Fórum de Psicanálise, coordenados por pelo menos um membro efetivo do Círculo, para o desenvolvimento de pesquisa em torno de um tema.
A Admissão de Membro Associado em Formação com título de Doutorado no campo da Psicanálise obedecerá ao seguinte processo:
- A seleção ocorrerá bianualmente e a inscrição se dará no período de setembro a dezembro e o processo de seleção no período de janeiro a fevereiro.
- A admissão obedecerá aos seguintes critérios:
- Ter diploma de nível superior;
- Estar há, pelo menos, 2 (dois) anos em análise pessoal, com frequência de, no mínimo, 2 (duas) sessões por semana, com um psicanalista de sua livre escolha, reconhecido pelo CPRJ. Caso o candidato tenha um percurso anterior de análise superior a dois anos, o candidato se compromete a retomar a análise.
- Apresentar carta comprobatória de seu analista;
- Apresentar carta de intenção especificando:
- razões que o/a levaram ao desejo de ser analista
- razões que justificam sua escolha do Círculo como sociedade de formação
- estar ciente dos critérios para o ingresso e permanência no Núcleo Básico de Formação;
- Apresentar duas cópias impressas do seu Curriculum Vitae e enviar uma cópia do mesmo por e-mail, em arquivo Word;
- Pagar a taxa de inscrição no valor equivalente a 1 (uma) mensalidade social do Membro Associado em Formação;
- Passar por um processo de seleção coordenado pela Comissão Executiva Técnica de Formação Permanente, que envolve a realização de 2 (duas) entrevistas individuais com membros diferentes da Comissão Executiva Técnica De Formação Permanente e a participação numa dinâmica de grupo, coordenada por membros da Comissão Executiva Técnica de Formação Permanente;
- Após ser selecionado, assinar o Termo de Concordância com o Estatuto e o Regimento Interno da Instituição.
O candidato aprovado irá realizar as atividades do Núcleo Básico de Formação, que é constituído por:
- Módulo Freudiano (Metapsicologia I e II; Teoria Pulsional I e II, Histeria I e II, Neurose Obsessiva I e II, Teoria da Técnica I e II, Teoria da Cultura I e II, Fobia, Perversão e Psicose);
- Módulo Pós-Freudiano (Ferenczi, Klein, Winnicott e Lacan);
- Módulo Temático: mínimo de 3 (três) seminários de livre escolha;
- Módulo Clínico:
- 2 (duas) oficinas clínicas de periodicidade semanal, a serem frequentadas somente após ter cursado ou estar cursando a disciplina Teoria da Técnica, com prazo mínimo de permanência em cada oficina de 2 (dois) anos e prazo máximo de 4 (quatro) anos, com coordenadores diferentes.
- 1 (um) seminário teórico-clínico, de livre escolha.
- Nenhuma atividade do Núcleo Básico de Formação é passível de equivalência.
- Cada Módulo só será validado se o aluno obtiver 75% de frequência mínima e tiver seu trabalho de fim de curso aprovado.
- Faz igualmente parte das atividades do Núcleo Básico de Formação participar de um Grupo de Acompanhamento da Formação Psicanalítica, com a coordenação de um Membro Efetivo da instituição.
- O Membro Associado em Formação poderá usar o acervo da biblioteca.
- Candidatos com título de Doutorado no campo da Psicanálise passarão pelo mesmo processo de admissão.
- Esses candidatos, entretanto, poderão ter equivalência para as disciplinas Metapsicologia I e II e Teoria Pulsional I e II, do Módulo Freudiano, com base em análise do seu histórico escolar. As demais atividades do Núcleo Básico de Formação não são passíveis de equivalência.
- Admissão de pretendentes com percurso de formação psicanalítica realizado em outras instituições:
- Esses candidatos deverão encaminhar o seu pedido de admissão à Comissão Executiva Técnica de Formação Permanente, que procederá essa avaliação segundo os critérios exigidos pelo CPRJ para admissão de Membros Associados em Formação. A admissão obedecerá aos seguintes critérios:
- Apresentar carta de intenção especificando:
- razões que levaram ao desejo de ser analista;
- razões que justificam sua escolha do CPRJ como Sociedade de Formação;
- Apresentar carta comprobatória de análise pessoal e de supervisão clínica.
- Estar ciente dos critérios para o ingresso e permanência no núcleo básico de formação.
- Apresentar duas cópias impressas do seu Curriculum Vitae, que será avaliado segundo os critérios exigidos pelo CPRJ para admissão de Membros Associados em Formação.
- Pagar a taxa de inscrição no valor equivalente a 1 (uma) mensalidade social do Membro Associado em Formação;
- Após ser selecionado, assinar o Termo de Concordância com o Estatuto e o
Regimento Interno da Instituição.
- O candidato selecionado irá realizar as atividades abaixo descritas, indicadas pela Comissão Executiva Técnica de Formação Permanente:
- participação em 2 (duas) oficinas clínicas pelo período de pelo menos 2 (dois) anos, com coordenadores diferentes;
- cursar, se necessário, disciplinas obrigatórias da grade curricular da formação psicanalítica no CPRJ, sempre que essas disciplinas não tenham constado da formação psicanalítica anterior do candidato.
- é desejável que o candidato participe das atividades do Fórum de Psicanálise por um período de, pelo menos, 3 (três) anos, de modo a possibilitar um melhor conhecimento candidato-Círculo.
A inscrição de Participante obedecerá ao seguinte processo:
- O período de inscrição será nos meses de fevereiro, março e julho.
- O candidato deverá enviar seu Curriculum Vitae por e-mail para a Secretaria e será encaminhado para uma entrevista com à Comissão Executiva Técnica de Formação Permanente, que avaliará o seu pedido.
- O candidato receberá resposta à sua demanda também por escrito.
- O participante poderá participar das seguintes atividades:
- Módulo Panorâmico.
- Módulo Temático.
- Seminário de curta duração.
- Conferências.
- O Participante não poderá se inscrever em nenhuma das atividades referentes ao Módulo Clínico: oficinas clínicas e seminários teórico-clínicos.
- O Participante poderá usar o acervo da biblioteca.