Grupos de Pesquisa 2025
Grupo de Pesquisa: “Os primórdios da Vida Psíquica – Clínica dos Primeiros Anos”
Coordenação: Diana Dadoorian, Maria de Fátima de Amorim Junqueira,
Regina Celi Bastos Lima, Regina Orth de Aragão, Tereza Carsalade
O ano de 2025 marca os 20 anos de existência do Grupo de Pesquisa “Os Primórdios da Vida Psíquica – Clínica dos Primeiros Anos”, concebido e fundado por Ângela Rabello (in memoriam) e colegas, entre as quais Fátima Junqueira e Regina Bastos Lima, que seguem na sua coordenação, acompanhadas agora por Diana Dadoorian, Regina Orth de Aragão e Tereza Carsalade. A inauguração do grupo deu-se no dia 22 de setembro de 2005, e seu foco de atenção foi “o período inicial da vida psíquica, buscando, à luz da psicanálise, constituir um campo de investigação e reflexão sobre a atuação do inconsciente na expressividade do comportamento dos bebês e de crianças pequenas em interação com o ambiente” (Rabello, A., 2010).
Ao longo desses 20 anos vários foram os temas que nos ocuparam, sobre os quais nos debruçamos. E durante esse tempo também muitos movimentos importantes aconteceram no campo da psicanálise, com reflexos diretos na nossa própria instituição, o Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Nesse sentido, o tema geral deste ano, a transitoriedade, nos toca de modo especial, pois estamos aqui também comemorando a continuidade de um grupo de pesquisa que passou pela perda muito dolorosa de sua fundadora, e que viu transitarem por seu espaço diversos colegas, alguns que ficaram, outros que passaram, mas todos tendo deixado suas marcas. Em meio a todas as movimentações e transitoriedades, próprias da vida, o Grupo de Pesquisa manteve sua permanência.
Por todos esses motivos, neste ano de comemoração nosso programa de trabalho terá também um caráter especial.
Para esse ano tão significativo para nosso grupo, o tema de pesquisa escolhido foi: “O infantil, seus contornos, suas vias de expressão, seus registros”. Esse tema, extremamente abrangente, propõe diferentes perspectivas de reflexão, que vão além da clínica específica da primeira infância, pois sabemos que o infantil persiste e se manifesta ao longo da vida. Entendemos que esse tema toca a clínica psicanalítica em sua ampla diversidade e em seus inúmeros desafios.
Para desenvolver essas questões, na sexta-feira dia 11 de abril, receberemos como convidado especial para uma conferência on-line o psicanalista Albert Ciccone, professor emérito da Universidade de Lyon 2, pesquisador e clínico no campo da primeira infância, seus trabalhos sendo considerados referência para o conhecimento dos primórdios da vida psíquica, considerando suas várias ressonâncias para a clínica psicanalítica geral. Albert Ciccone é autor de vários livros e inúmeras publicações.
E no sábado dia 28 de junho nosso segundo evento do ano contará também com um convidado especial, já familiar em nosso Círculo, o psicanalista e escritor Celso Gutfreind, que tratará do tema do seu último livro “O elogio ao começo: reflexões sobre o começo da vida psíquica”, cujo lançamento se dará nesse dia também.
Além disso, marcando esse ano tão importante para nosso Grupo de Pesquisa e para nossa revista, faremos nesse mesmo sábado 28 de junho o lançamento presencial do número 11 da revista Primórdios. Será também um momento de comemoração, pois nossa revista está completando 15 anos em 2025.
O título desse número da revista – “E o pai hoje?” – fará referência ao tema da paternidade, que foi objeto das nossas pesquisas em 2024, e contará com os artigos dos palestrantes de nossas mesas de debate do ano passado, assim como com artigos de outros colegas, cujos trabalhos abordam nossas temáticas de estudos.
Nossos estudos prosseguirão no segundo semestre, com duas mesas de debate que estão previstas para os dias 26 de setembro e 28 de novembro.
Agenda:
Sexta-feira, 11 de abril, das 16h às 18h
Conferência: “O infantil, seus contornos, suas vias de expressão, seus registros”
Palestrante: Albert Ciccone
Coordenação e tradução: Regina Orth de Aragão
Sábado, 28 de junho, das 10h às 12h
Conferência: “O elogio ao começo: reflexões sobre o começo da vida psíquica”
Palestrante: Celso Gutfreind
Coordenação: Regina Celi Bastos Lima
Lançamentos: – Livro “O elogio ao começo: reflexões sobre o começo da vida psíquica”, autor Celso Gutfreind.
– Revista Primórdios – “E o pai hoje?”, volume 11, número 11
Sexta-feira, 26 de setembro, das 16h30 às 18h30
Mesa de Debate
Palestrantes a confirmar
Coordenação: Diana Dadoorian
Sexta-feira, 28 de novembro, das 16h30 às 18h30
Mesa de Debate
Palestrantes a confirmar
Coordenação: Fátima Junqueira
Grupo de Pesquisa: “Psicanálise Ampliada e Contexto Social”
Coordenação: Carla Penna
Psicanálise Ampliada e Contexto Social é um núcleo de pesquisa do Círculo Psicanalítico. Promove encontros teórico-clínicos entre membros efetivos, associados em formação e participantes que trabalham ou interessam-se pelo trabalho de orientação psicanalítica realizado fora do setting analítico clássico. O núcleo aborda a complexidade do pensamento e do trabalho clínico realizado em instituições e em contextos sociais variados. Em 2024 contamos com os novos membros efetivos do CPRJ, Ana Claudia Abrantes, Creuza Azevedo e Marília Etienne Arreguy. Nesse sentido, gostaríamos de ampliar as conexões com os demais núcleos do CPRJ e planejamos um encontro do grupo de pesquisa em um sábado para toda a Sociedade. A programação será definida pelo grupo.
Grupo de Estudos e Pesquisas Conversando com Amigos da Psicanálise
Coordenação: Maria Theresa da Costa Barros
Esse grupo tem como objetivo fomentar um diálogo e debate sobre a Psicanálise Brasileira Contemporânea – visando implementar também o desenvolvimento de pesquisas, estudos e a escrita de palavras, a psicanalista homenageada pela nossa revista (Conversando com Amigos da Psicanálise n. 2, Neusa Santos Souza), além de comunicações em tema livre, reflexões, artigos, poesias, articulados com os campos afins da psicanálise: política, filosofia, ciências e artes, tais como antropologia, sociologia, literatura, cinema, pintura etc.
Todos os filiados ao CPRJ, que desejarem podem participar: MEMBROS EFETIVOS, MEMBROS ASSOCIADOS EM FORMAÇÃO, PARTICIPANTES E ALUNOS DA TURMA 2024.
Bibliografia Básica Inicial
- ARMONY, Nahman. O Homem Transicional. Subjetividades em transformação / Nahman Armony. 2 ed., ver. E ampl. – Terra de Areia [RS]: Triângulo Graf. Ed., 2018.
- BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação / Joel Birman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
- BRUM, E. Banzeiro Òkotó: uma viagem à Amazônia centro do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
- CANAVÊS, Fernanda e BIRMAN, Joel. Psicanálise à Brasileira / Organizadores Fernanda Canavês, Joel Birman – 1. Ed – Salvador, BA: Editora Devires, 2024.
- CATTAPAN, Pedro. Percursos Psicanalíticos no Brasil / Pedro Cattapan [et all]; organização Pedro Cattapan: INM Editora, 2024.
- CINTRA, Elisa Maria de Ulhoa e FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Melanie Klein. Estilo e Pensamento / Elisa Maria de Ulhoa Cintra, Luís Cláudio Figueiredo. São Paulo: Escuta, 2004.
- COSTA, Jurandir Freire. Além do Princípio do Pudor / Jurandir Freire Costa; coordenação Daniel Kupermann. – 1.ed. – São Paulo: Zagodoni, 2023.
- COSTA, Jurandir Freire. O ponto de vista do outro Figuras da ética na ficção
de Grahan Greene e Phillip K. Dick / Jurandir Freire Costa; Garamond – Rio de Janeiro, 2010 - DANOWSKI, D.; VIVEIROS DE CASTRO, E. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins (2ª ed.). Desterro: Cultura e Barbárie / Instituto Socioambiental, 2022.
- FERREIRA, João Batista Lembi. Hélio Pellegrino: Inconfidências / João
Batista Lembi Ferreira; Atos e Divãs Edições, 2024. - FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Psicanálise Elementos Para a Clínica Contemporânea / Luís Cláudio Figueiredo – São Paulo: Editora Escuta, 1 ed., 2008.
- GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. 1936-2020. Freud e o Inconsciente / Luiz Alfredo Garcia-Roza. 21.ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2005.
- GERBER, Ignácio e FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Por que Bion? / Ignácio Gerber, Luís Cláudio Figueiredo; coordenação Daniel Kupermann. – 1. Ed. – São Paulo: Zagodoni, 2018.
- HOFFMANN, Christian e BIRMAN, Joel (orgs) Psicanálise e Política: uma nova leitura do populismo / Christian Hoffman e Joel Birman (org.) – 1ª ed. – São Paulo: Instituto Langage/Université Paris Diderot, 2018.
- KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das letras, 2015.
- LANNES, Edson. Gramática dos afetos. Edson Lannes e a Psicanálise/Edson Lannes; organização Jô Gondar, Maria de Fátima Amorim Junqueira./Curitiba: Juruá, 2016.
- LEÃO, Larissa. Hélio Pellegrino: por uma psicanálise política / Larissa Leão – Curitiba: Ed. Appris, 1 ed., 2024
- LEJARRAGA, Ana Lila. Sexualidade Infantil e Intimidade: diálogos winnicottianos / Ana Lila Ljarraga, – 1.ed. – Rio de Janeiro: Garamond, 2015.
- LEJARRAGA, Ana Lila. O Amor em Winnicott / Ana Lila Lejarraga, – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
- MEZAN, Renato. Freud Pensador da Cultura / Renato Mezan. – São Paulo: Editora Brasiliense1 ed., 1985, 4 ed., 1986.
- NOGUEIRA, Isildinha Baptista. A Cor do Inconsciente. Significações do Corpo Negro / Isildinha Baptista Nogueira. – 1 ed. – São Paulo: Perspectiva, 2021.
- PELLEGRINO, Hélio, 1924-1988. Lucidez embriagada / Hélio Pellegrino. – São Paulo: Editora Planeta do brasil, 2004.
- PENNA, Carla. Insconsciente Social / Carla Penna – São Paulo: Casa do Psicólogo, 1 Ed., 2014.
- PENNA, Carla. From Crowd Psychology to the Dynamics of Large Groups / Carla Penna – London: Routledge, 1 ed., 2023.
- RAUTER, Cristina. Clínica do esquecimento, Eduff, 2. ed., e-book PDF, 2024.
- RAUTER, Cristina. Criminologia e subjetividade no Brasil, Editora Revan, 2003.
- RAUTER, Cristina. O medo do crime no Brasil: controle social e rebelião, Editora E-papers, 2017.
- RAUTER, Cristina. Ato, luta e potência na Clínica e na Política. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 16, nº 2, p. 45-64, 2023.
- SANTOS, Kwame Yonatan Poli dos. Por Um Fio: Uma Escuta das Diásporas Pulsionais / Kwame Yonatan. 1. ed. Campo Magro, PR: Calligraphie Editora, 2024.
- SILVA, Renata Rodrigues de Lima e NEVES, Tiago Iwasawa. Estreando o divã no Brasil: Virgínia Bicudo e a dimensão transformativa do social In Cadernos de Psicanálise – CPRJ, Afinando a escuta: um enorme passado pela frente, v. 44, n. 46 jan./jun. 2022
- SOUZA, Neuza Santos. Tornar-se Negro ou As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social / Neuza Santos Souza, prefácio de Maria Lúcia da Silva e Jurandir Freire Costa. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Zahar: 2021
- The new library of psychoanalisis. General Editor: Alessandra Lemma
The pioneers of psychoanalysis in South America. Na essencial guide Edited by Nydia Lisman-Pieczanski and Alberto Pieczanski In colaboration with karla Loyo for the Brazilian Section - VIVEIROS DE CASTRO, E. (1998). Cosmological deixis and amerindian perspectivism. Journal of the Royal Anthropological Institute, 4(3).
Coordenadora:
Maria Theresa da Costa Barros
Cel: (21) 996334044
E-mail: mtcostabarros@gmail.com







