Psicanálise de crianças

a importância do aprender a pensar

  • Clarice Maria Jahn Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • Andrea Gabriela Ferrari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • Milena da Rosa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
Palavras-chave: Sexualidade infantil, Teoria do pensar, Psicanálise com crianças, Bion

Resumo

Quando uma criança chega à análise, espera-se que ela venha para protagonizar sua própria história. Analisar o material clínico sustentado pela teoria do pensar de Bion pode fornecer a ampliação das nossas experiências, permitindo-nos refletir sobre nossas práticas e sobre como selecionamos certos padrões da personalidade do paciente para tomá-los como material de análise. As intervenções do analista precisam possibilitar a expressão de brincar livre da criança para que ela possa explorar e constituir uma narrativa própria. Assim a função psicanalítica, na articulação da teoria do pensar com a sexualidade infantil, permite a construção de uma autenticidade em direção ao si mesmo.

Biografia do Autor

Clarice Maria Jahn Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Instituto Cyro Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora das temáticas sobre infâncias, gênero e psicanálise. Porto Alegre, RS, Brasil.

Milena da Rosa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR-GS). Co-coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado
01-08-2022
Como Citar
RIBEIRO, C.; FERRARI, A.; SILVA, M. Psicanálise de crianças. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 44, n. 46, p. 99-116, 1 ago. 2022.