Figurações da adolescência e juventude na atualidade

metáforas da cultura

  • Maria de Fátima Pessoa de Assis Universidade Federal de Goiás, Jataí, GO, Brasil
Palavras-chave: Adolescência, Juventude, Psicanálise, Cultura

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a juventude como metáfora da cultura na atualidade. Trata-se de pesquisa teórica, fundamentada na psicanálise desde Freud e em Fábio Herrmann, autor que nos permitiu realizar a recuperação do método psicanalítico na análise da cultura contemporânea. Neste quadro de referências, a cultura é psique mundanizada, concreta, sempre ativa, é o real humano simbólico. A porção do real sequestrada no interior do sujeito e que se esforça por representar a realidade é a identidade. A partir das leituras realizadas verificamos que o adolescente e o jovem metaforizam em si as dissonâncias do campo sociocultural, contexto em que encenam, em suas identidades, a crise de legitimação que assola a sociedade e a cultura na atualidade.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Pessoa de Assis, Universidade Federal de Goiás, Jataí, GO, Brasil

Psicóloga, mestre em Educação, doutora em Educação Escolar, professora adjunto III do curso de psicologia, Regional Jataí/Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenadora do laboratório de psicologia e processos clínicos.

Publicado
24-10-2018
Como Citar
ASSIS, M. Figurações da adolescência e juventude na atualidade. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 40, n. 38 jan/jun, p. 183-206, 24 out. 2018.