Winnicott, Kohut e a teoria da intersubjetividade

uma psicanálise do pertencimento frente à precariedade contemporânea dos vínculos

  • Beatriz Gang Mizrahi Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Palavras-chave: Pertencimento, Contexto, Empatia, Kohu, Winnicott, Intersubjetividade

Resumo

As questões de muitos pacientes apontam a precariedade do contexto social: dificuldade de encontrar trabalho estável ou relações duradouras são fontes de sofrimento, revelando a fragilidade ou ausência de um sentimento consistente de pertencer. Depois de recorrer a certas contribuições da sociologia para compreender essa precariedade dos vínculos, relacionando-a à dissolução das proteções sociais, recorro a autores da Psicanálise que valorizam a experiência subjetiva de pertencer a um ambiente empático como fundamental no processo de subjetivação, encontrando em suas ideias uma importante ferramenta crítica para a validação dos aspectos potencialmente traumáticos dessa nova realidade social.

Biografia do Autor

Beatriz Gang Mizrahi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Psicóloga, psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro/(CPRJ), membro efetivo/Associação Brasileira para o Estudo da Psicologia Psicanalítica do Self (ABEPPS), mestrado e doutorado em Psicologia Clínica/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Publicado
25-10-2018
Como Citar
MIZRAHI, B. Winnicott, Kohut e a teoria da intersubjetividade. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36 jan/jun, p. 11-29, 25 out. 2018.