A díade adulto/criança em Rousseau e Freud e suas ressonâncias na clínica psicanalítica infantil contemporânea

  • Karina Carvalho Veras de Souza Universidade Potiguar, Natal, RN, Brasil.
  • Rosangela Francischini Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.
Palavras-chave: Infantil, Clínica, Psicanálise com crianças, Freud, Rousseau

Resumo

O artigo aborda os escritos de Rousseau sobre a criança e a concepção psicanalítica de infantil em Freud, destacando em seus discursos, a díade adulto-criança. Considerando a natureza educável da criança, afirmada por Rousseau, na obra Emílio ou da educaçãoe a impossibilidade de educar os impulsos inconscientes, declarada por Freud, examinamos as repercussões desses discursos no contexto discutido da atual literatura da clínica psicanalítica infantil. Concluímos que o adulto concebe a criança como seu objeto de investimento, oscilando entre a legitimação da particularidade infantil e as estratégias de seu controle. Aspecto presente até hoje nos processos psicanalíticos com crianças.

Biografia do Autor

Karina Carvalho Veras de Souza, Universidade Potiguar, Natal, RN, Brasil.

Doutoranda em Psicologia/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Programa de Pós-graduação em Psicologia – Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), mestre em Psicologia Clínica/Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), docente do curso de Psicologia/ Universidade Potiguar (UnP).

Rosangela Francischini, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Professora titular (aposentada em set./2015)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Estudos da Criança/Universidade do
Minho (UMINHO/PT).

Referências

CHEMAMA, Roland; VANDERMERSH, Bernard. Dicionário de psicanálise. Tradução de Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.

COSTA, Teresinha. Psicanálise com crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

DOZOL, Marlene de Souza. Rousseau: educação: a máscara e o rosto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

ELIA, Luciano. Sexualidade e Psicanálise. In: ______. Corpo e sexualidade em Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Uapê, 1995.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: As ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 168 p.

FREUD, Sigmund (1897). Extratos dos documentos dirigidos a Fliess: Carta 69. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 1).

______. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (ESB, 7).

______. (1909). Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (ESB, 9).

______. (1915). Os instintos e suas vicissitudes. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (ESB, 14).

LACAN, J. O Seminário, Livro 5: as formações do inconsciente (1957-1958). Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

ROUDINESCO, Elizabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Texto original publicado em 1762).

SAURET, M. A criança, o infantil, o sujeito. O infantil e a estrutura. Editora Escola Brasileira de Psicanálise: São Paulo, 1998.

VOCARO, Ângela. Da condição da criança. In: ______. A criança na clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004.

Publicado
22-10-2018
Como Citar
SOUZA, K.; FRANCISCHINI, R. A díade adulto/criança em Rousseau e Freud e suas ressonâncias na clínica psicanalítica infantil contemporânea. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 37 jul/dez, p. 135-150, 22 out. 2018.