A clínica que realmente fazemos, o tempo em que vivemos e a experiência de análise

o caso Ulysses

  • Renata Lisbôa Machado Instituto Wilfred Bion, Porto Alegre, RS
  • Audrey Fernanda Blackwell Instituto Wilfred Bion. Porto Alegre, RS
  • Adriana Vignoli Instituto Wilfred Bion, Porto Alegre, RS
  • Carmem Lucia Silva Instituto Wilfred Bion. Porto Alegre, RS
  • Franciela Bonacina Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, Porto Alegre, RS
  • Rafael Braz Instituto Wilfred Bion, Porto Alegre, RS
Palavras-chave: Clínica, Experiência de análise, Esquizoidia, Tempo, Ulysses

Resumo

Este trabalho propõe pensar a clínica contemporânea que se atualiza com os aspectos encenados na transferência e que interroga a clínica que realmente fazemos tomando como objeto de estudo o recorte de acompanhamento a um jovem em situação de análise com base no método psicanalítico. As indagações do trabalho gravitam em torno das possibilidades de criar novos caminhos de escuta. Inspirados no pensamento de Winnicott e com o objetivo de explicitar a relação entre o tempo em que vivemos e de que modo ele se reflete na clínica que realmente praticamos, elegemos deslindar percepções de um caso clínico a fim de interrogar de que modo a esquizoidia, pela riqueza que representa, pode retratar um fenômeno tanto clínico quanto da cultura.

Biografia do Autor

Renata Lisbôa Machado, Instituto Wilfred Bion, Porto Alegre, RS

Psicanalista. Especialista em Psicologia em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA). Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutoranda do PPG em Psicanálise Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro associado, supervisora e coordenadora de seminários da Formação em Clínica Psicanalítica do Instituto Wilfred Bion. Cooordenadora do Grupo de Estudos de Winnicott “A clínica, o pensamento e a técnica” do Instituto Wilfred Bion. Porto Alegre, RS, Brasil.

Audrey Fernanda Blackwell, Instituto Wilfred Bion. Porto Alegre, RS

Psicóloga – Universidade La Salle. Aluna do Curso de Formação em Clínica Psicanalítica do Instituto Wilfred Bion, Porto Alegre, RS. Integrante do Grupo de Estudos de Winnicott “A clínica, o pensamento e a técnica”  - Instituto Wilfred Bion – POA/RS.

Adriana Vignoli, Instituto Wilfred Bion, Porto Alegre, RS

Psicóloga pela Universidade La Salle. Instituto Wilfred Bion. Porto Alegre, RS, Brasil.

Carmem Lucia Silva, Instituto Wilfred Bion. Porto Alegre, RS

Psicóloga pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Psicóloga da Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Cachoeirinha, RS. Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA). Curso de Especialização “Intervenção na Relação Pais-bebê” pelo Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA). Coordenadora de Seminários e Supervisora do Estágio de Psicopatologia do Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA), Instituto Wilfred Bion. Porto Alegre, RS, Brasil.

Franciela Bonacina, Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, Porto Alegre, RS

Psicóloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Formação em Clínica Psicanalítica e em Fundamentos da Teoria Psicanalítica pelo Instituto Wilfred Bion. Coordenadora do EEIB do Instituto Wilfred Bion. Porto Alegre, RS, Brasil.

Rafael Braz, Instituto Wilfred Bion, Porto Alegre, RS

Psicólogo – Universidade La Salle. Aluno do Curso de Formação em Clínica Psicanalítica do IW Bion – POA/RS. Pós-graduando do Curso de Especialização em Neurociência do Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle. Integrante do Grupo de Estudos de Winnicott “A clínica, o pensamento e a técnica”  - IWBion – POA/RS.

Referências

AB’SÁBER, T. O sonhar restaurado: formas do sonhar em Bion, Winnicott e Freud. São Paulo: Ed.34, 2005.

DIAS, E. O. Da interpretação ao manejo. In: REIS, R. (Org.). O pensamento de Winnicott: a clínica e a técnica. São Paulo: D.W. Editorial, 2011.

FIGUEIREDO, L. C. Psicanálise: elementos para a clínica contemporânea. São Paulo: Escuta, 2003.

GUTIERRÉZ, L. Usos del videojugar. In: XXVII ENCUENTRO LATINOAMERICANO SOBRE EL PENSAMIENTO DE DONALD WOODS WINNICOTT, diciembre de 2018. Associación Psicoanalítica de Buenos Aires. Buenos Aires, Argentina.

KAHN, M. (1972). Introdução. In: WINNICOTT, D. W. Holding e interpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 20.

LEJARRAGA, A. L. O fazer analítico nos dias atuais. Cadernos de Psicanálise-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 40, n. 38, p. 11-26, jan./jun. 2018.

NEMIROWSKI, C. Winnicott y la clínica del paciente contemporáneo. In: XXVII ENCUENTRO LATINOAMERICANO SOBRE EL PENSAMIENTO DE DONALD WOODS WINNICOTT, diciembre de 2018. Associación Psicoanalítica de Buenos Aires. Buenos Aires, Argentina.

ORANGE, D. M. Emotional Understanding: studies in psychoanalytic epistemology. New York: Guilford Press, 1995.

SILVA, M. R; MARTINS, P. G.; LISBÔA, R. A experiência de mutualidade no processo terapêutico de uma dupla mãe-bebê. Revista de Psicanálise da SPPA, v. 24, n. 2, p. 255-278, agosto 2017.

TABAKOFF, D. Fala proferida. In: JORNADA DIVERSIDADES, setembro de 2017, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, Porto Alegre.

VILETE, E. Sobre a arte da psicanálise. São Paulo: Ideias e Letra, 2013.

WINNICOTT, D. W. (1956). Variedades clínicas da transferência. In: ______. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.

______. (1960). Contratransferência. In: ______. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes médicas, 1983.

______. (1963). Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos. In: ______. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes médicas, 1983

______. (1967). O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil. In: ______. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

______. (1968). A comunicação entre o bebê e a mãe e entre a mãe e o bebê: convergências e divergências. In: ______. Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. (1969). Fisioterapia e relações humanas. In: ______. Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: ArtMed, 1994.

______. (1971). Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: ______. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

______. (1988). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

WORMS, F. À quel soin se fier? Conversations avec Winnicott. Paris: Press Universitaires de France, 2015.

Publicado
05-08-2020
Como Citar
MACHADO, R.; BLACKWELL, A.; VIGNOLI, A.; SILVA, C. L.; BONACINA, F.; BRAZ, R. A clínica que realmente fazemos, o tempo em que vivemos e a experiência de análise. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 42, n. 42, p. 93-116, 5 ago. 2020.