Representações simbólicas do dinheiro na obra freudiana

  • Lillian Nathalie Oliveira da Silva Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
  • Rogério da Silva Paes Henriques Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil
Palavras-chave: Freud, Dinheiro, Pulsão, Simbolização

Resumo

Nas situações cotidianas, o dinheiro aparece com acentuada relevância e torna-se difícil a delimitação de um contexto, em que ele não esteja direta/indiretamente envolvido. Estudos econômicos apontam que a racionalidade frente ao dinheiro se faz limitada e insuficiente frente aos comportamentos financeiros. Considerando a importância com que é revestido, o artigo pretende abarcar como o dinheiro é tratado na obra freudiana, através de uma releitura dos artigos, em
que Freud lida, diretamente, com a questão monetária. Em Freud, o dinheiro aparece permeado por diversas simbolizações, atrelando-se de forma permanente aos distintos mecanismos do aparelho psíquico.

Biografia do Autor

Lillian Nathalie Oliveira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Mestre em Psicologia Social/Universidade Federal de Sergipe (UFS), psicóloga/Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Rogério da Silva Paes Henriques, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil

Doutor e mestre em Saúde Coletiva/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutor em Teoria Psicanalítica/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor adjunto do Departamento de Psicologia/ Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado
23-10-2018
Como Citar
SILVA, L.; HENRIQUES, R. Representações simbólicas do dinheiro na obra freudiana. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 37 jul/dez, p. 169-183, 23 out. 2018.