A psicanálise com crianças em instituições de saúde multiprofissionais

uma revisão de literatura

  • Karin Juliane Duvoisin Bulik Centro Universitário Facex, Natal, RN
Palavras-chave: Psicanálise, Criança, Instituição, Saúde Pública, Equipe multiprofissional

Resumo

O presente artigo consiste numa revisão bibliográfica acerca do lugar do psicanalista de crianças em instituições de saúde multiprofissionais. Foram pesquisadas as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, SCIELO e Google Acadêmico. Foram obtidas como resultado 15 referências. Duas temáticas são discutidas: história e política da atenção à saúde mental infantil no Brasil, e a psicanálise com crianças em instituição. As instituições de atendimento às crianças são historicamente permeadas por discursos universalizantes e normatizantes, que dificultam o acolhimento à singularidade. Ao psicanalista cabe questionar esses discursos, visando o sujeito criança em sua relação com o desejo, oferecendo lugar às construções singulares de cada um.'

Biografia do Autor

Karin Juliane Duvoisin Bulik, Centro Universitário Facex, Natal, RN

Mestre em Saúde Mental pela Queen Mary University of London e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Castelo Branco. Professora do Centro Universitário Facex (Natal, RN). Psicóloga e coordenadora do setor de psicologia do Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado (SESAP, RN) e psicanalista clínica. Natal, RN, Brasil.

Publicado
05-08-2020
Como Citar
BULIK, K. A psicanálise com crianças em instituições de saúde multiprofissionais. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 42, n. 42, p. 205-224, 5 ago. 2020.