Desamparo e laços sociais na escola

uma oficina com adolescentes da rede pública

  • Luciana Gageiro Coutinho Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ)
  • Maria Manuela Dias Ramos de Macedo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Fernanda Mara da Silva Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • João Francisco Pereira Marum Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Adolescência, Educação, Psicanálise, Desamparo, Laço social

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento, realizada na interface de psicanálise, educação e ciências sociais, a respeito do sofrimento psíquico na adolescência e suas expressões nas instituições educativas, interrogando-o naquilo que ele pode dizer sobre o estado do laço social no contemporâneo. Apresenta uma oficina realizada em duas escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, apostando na construção de um dispositivo de escuta analítica no coletivo como instrumento clínico e político. A partir disso, o artigo tece algumas considerações sobre os impasses relativos aos laços sociais nas escolas e como isso se articula com o desamparo expresso em palavras e em atos pelos adolescentes.

Biografia do Autor

Luciana Gageiro Coutinho, Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ)

Psicanalista. Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ). Professora Associada da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense (FEUFF)/Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Coordenadora do LAPSE/UFF (Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Laço Social). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Manuela Dias Ramos de Macedo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro Associado em Formação do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fernanda Mara da Silva Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

João Francisco Pereira Marum, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado
30-11-2020
Como Citar
COUTINHO, L.; MACEDO, M.; LIMA, F.; MARUM, J. F. Desamparo e laços sociais na escola. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 42, n. 43, p. 117-136, 30 nov. 2020.