O discurso universitário e a clínica contemporânea

  • Magali Milene Silva Centro Universitário de Lavras, Lavras, MG, Brasil
Palavras-chave: Psicanálise, Discursos, Lacan, Contemporaneidade

Resumo

O artigo apresenta a proposta lacaniana dos discursos como laços sociais, trabalhando, especialmente, o discurso universitário e o discurso do capitalista. Concluímos que o que se estenografa como discurso do capitalista poderia ser caracterizado como uma anomalia discursiva, como algo que emperra a movimentação dos discursos, e não propriamente como um laço social. Apontamos, também, a viabilidade do discurso universitário para pensar a clínica contemporânea
e os novos sintomas trazidos pelo silêncio das representações e pelo excesso dos objetos. Diante desse cenário, torna-se ainda mais importante a sustentação do discurso do analista e sua insistência na movimentação discursiva e escuta do mal-estar.

Biografia do Autor

Magali Milene Silva, Centro Universitário de Lavras, Lavras, MG, Brasil

Psicóloga, mestrado em psicologia/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em psicanálise/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professora de graduação e pós graduação/Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS).

Publicado
24-10-2018
Como Citar
SILVA, M. O discurso universitário e a clínica contemporânea. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 40, n. 38 jan/jun, p. 161-182, 24 out. 2018.