Fantasia e angústia na obra de Hayao Miyasaki

  • Paula Rocha Hayashida Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
  • Marcela Toledo França de Almeida Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
Palavras-chave: Fantasia, Angústia, Antitético, Miyasaki

Resumo

Apesar de os fundamentos do pensamento psicanalítico emergirem da clínica, Freud nunca se furtou a recorrer aos artistas para o aprofundamento da construção teórica, acerca das experiências retomadas no trabalho de psicanálise. Tendo isso como premissa, este artigo buscou entender os conceitos psicanalíticos de angústia e fantasia à luz das animações japonesas de Hayao Miyasaki (1941). O estranhamento provocado pela obra de Hayao Miyasaki proporciona uma experiência que, em muito, se assemelha à fantasia e sua aproximação do afeto de angústia no trabalho de psicanálise. A partir disso, o presente trabalho se propõe pensar em que medida não se trataria a análise de um atravessamento da angústia e a importância da ética para que esta condição se sustente.

Biografia do Autor

Paula Rocha Hayashida, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Graduanda Psicologia Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás (UFG).

Marcela Toledo França de Almeida, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Profa. adjunta processos clínicos curso de Psicologia/ Universidade Federal de Goiás (UFG), doutorado Psicologia Clínica e Cultura/ Universidade de Brasília (UNB), mestrado Educação Brasileira/Universidade Federal
de Goiás (UFG).

Publicado
25-10-2018
Como Citar
HAYASHIDA, P.; ALMEIDA, M. Fantasia e angústia na obra de Hayao Miyasaki. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36 jan/jun, p. 47-63, 25 out. 2018.