Gênero e forma literária

considerações sobre a estrutura ficcional dos casos clínicos em psicanálise

  • Christian Ingo Lenz Dunker Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Tiago Ravanello Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Resumen

Frente às inúmeras críticas destinadas aos relatos de casos clínicos, sejam elas internas ou externas ao campo psicanalítico, pelo que esses escapam ao modo de empiria, relato e comprovação científica importados por saberes psi de outros ramos da ciência, propomos a retomada do problema, através da distinção entre dois diferentes níveis de abordagem: o exame em extensão da categoria de gênero literário, enquanto ordenador metadiscursivo, segundo o qual o caso clínico se aproxima do romance policial; e o exame em intensão, através da delimitação da forma literária, que confere estrutura específica ao caso clínico pelo modo de encaminhamento de suas propriedades discursivas e, em especial, a estratégia de inclusão do estranho relativo à prática cFrente às inúmeras críticas destinadas aos relatos de casos clínicos, sejam elas internas ou externas ao campo psicanalítico, pelo que esses escapam ao modo de empiria, relato e comprovação científica importados por saberes psi de outros ramos da ciência, propomos a retomada do problema, através da distinção entre dois diferentes níveis de abordagem: o exame em extensão da categoria de gênero literário, enquanto ordenador metadiscursivo, segundo o qual o caso clínico se aproxima do romance policial; e o exame em intensão, através da delimitação da forma literária, que confere estrutura específica ao caso clínico pelo modo de encaminhamento de suas propriedades discursivas e, em especial, a estratégia de inclusão do estranho relativo à prática clínica.línica.

Biografía del autor/a

Christian Ingo Lenz Dunker, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Psicanalista, prof. titular/Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Livre docente Psicologia Clínica e pós-doutor/Manchester Metropolitan University.

Tiago Ravanello, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Prof. adjunto Centro de Ciências Humanas e Sociais/Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS), pós-doutorando departamento de Psicologia Clínica/Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
25-10-2018
Cómo citar
DUNKER, C.; RAVANELLO, T. Gênero e forma literária. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36 jan/jun, p. 87-102, 25 out. 2018.