A função do consumo na constituição do sujeito e sua relação com as compulsões

de Freud à atualidade

  • Rogerio Robbe Quintella
  • Rebeca Espinosa Cruz Amaral Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Tainá Batista de Souza Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Fernanda Monteiro Ribeiro Henrique Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
Palavras-chave: Consumo, Compulsão, Ideal do eu, Supereu, Sujeito contemporâneo

Resumo

O presente artigo evidencia a função do consumo na constituição do sujeito, para pensar as compulsões contemporâneas. Partindo de Freud e dos avanços de Lacan, demonstra-se, de início, a relação entre consumo, identificação e ideal do eu. Posteriormente, destacamos algumas formas de compulsão em Freud, demonstrando a intrínseca relação destas com o ideal do eu. Hoje, a evanescência dos ideais e a falência dos modelos identificatórios promovem um empuxo ao consumo do objeto real, na forma da compulsão às drogas, aos alimentos, às compras, ao corpo, etc. Se, antes o supereu massacrava o eu em função do ideal, hoje, aquele se dirige ao objeto real. Com efeito, quanto mais o sujeito tenta consumir o objeto real, mais o supereu o exige.

Biografia do Autor

Rogerio Robbe Quintella

Psicanalista, prof, adjunto Departamento de Psicologia/ Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenador Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeito Contemporâneo (NEPESC/UFF).

Rebeca Espinosa Cruz Amaral, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Graduanda Psicologia/Universidade Federal Fluminense (UFF), membro Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeito Contemporâneo (NEPESC/UFF).

Tainá Batista de Souza, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Graduanda Psicologia/Universidade Federal Fluminense (UFF), membro Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeito Contemporâneo (NEPESC/ UFF).

Fernanda Monteiro Ribeiro Henrique, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Graduanda Psicologia/Universidade Federal Fluminense (UFF), membro Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeito Contemporâneo (NEPESC/UFF).

Publicado
25-10-2018
Como Citar
QUINTELLA, R.; AMARAL, R.; SOUZA, T.; HENRIQUE, F. A função do consumo na constituição do sujeito e sua relação com as compulsões. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36 jan/jun, p. 221-241, 25 out. 2018.