Impasses contemporâneos

modos de intervenção ético-política, baseados em uma experiência escolar brasileira

Palavras-chave: Modos de intervenção, Escola, Transferência, Escuta, Discursos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir como os professores e os alunos podem construir estratégias de intervenção diante dos impasses contemporâneos presentes em uma experiência de uma Escola Municipal de Campinas-SP, Brasil. A metodologia utilizada se baseia na psicanálise freudiana, e o enfoque conceitual abrange a relação de transferência, a escuta, os afetos e a realidade psíquica, como instrumentos estratégicos para acolher a ação de professores e alunos na construção de intervenções ético-políticas. Os resultados são apresentados nas situações escolares como um desafio cotidiano para os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Soraya Souza, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, São José dos Campos, SP

Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Docente da Especialização Lato Sensu em Psicanálise da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos, SP, Brasil.

Ana Archangelo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP

Livre-Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Doutora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro e líder no CNPq do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil.

Lilian Cardozo de Mendonça, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Paulo Coelho Diaz, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP

Graduado em Gestão Empresarial pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

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Publicado
09-08-2023
Como Citar
SOUZA, S.; ARCHANGELO, A.; MENDONÇA, L.; DIAZ, P. Impasses contemporâneos. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 45, n. 48, p. 201-219, 9 ago. 2023.