Uma gambiarra clínica para invasões extraterrestres

  • Rinaldo Conde Bueno Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG
Palavras-chave: Psicose, Gambiarra clínica, Algoritmo

Resumo

É abordado neste artigo um caso clínico em que se discutem a urgência subjetiva diante de um surto psicótico e as possibilidades de acolhimento do sujeito em um CAPS. A partir da escuta e do ato analítico, pode-se incutir ao caso a composição de uma “gambiarra” clínica, em que o improviso e a posição de não-saber do analista, enquanto objeto a, dá lugar a um “saber se virar” diante do inusitado da psicose. Isso significa dizer que diante da invenção do dito esquizofrênico, da criação de recursos frente ao traumatismo, o analista forja uma relação que pode fazer amarras para sustentar o corpo em fragmentação do psicótico, dar-lhe um endereçamento para que o delírio faça sentido. O ex-sistir do sujeito, amparado pelo analista em seu arranjo, é capaz de destituir a procura insaciável do algoritmo que responde pelo Outro-Internet e provocar sentidos em seu existir, produzir seu próprio lugar.

Biografia do Autor

Rinaldo Conde Bueno, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG

Psicólogo. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutor em Psicologia Integrante do Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). João Monlevade, MG, Brasil.

Referências

FAJNWAKS, F. Não haverá algoritmo para digitalizar o analista. Derivas Analíticas. Revista Digital de Psicanálise e Cultura da Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais. n. 12. Belo Horizonte: EBP-MG, agosto de 2020. Disponível em:<http://www.revistaderivasanaliticas.com.br/>. Acesso em: 11 fev. 2023.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1988. (Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud, 21).

GORSKI, G.; FERRARI, I. F. A peculiaridade da biologia humana: especificidades da esquizofrenia. Revista Curinga. Belo Horizonte: Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas, n. 38, junho de 2014.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

LACAN, J. (1955-1956). Seminário, livro 3. As psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

______. Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

______. (1964). Seminário, livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

LAURENT, E. Gozar da internet. Derivas Analíticas. Revista Digital de Psicanálise e Cultura da Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais. n. 12. Belo Horizonte: EBP-MG, agosto de 2020. Disponível em: <https://www.revistaderivasanaliticas.com.br/index.php/gozar-internet>. Acesso em: 02 ago. 2023.

MILLER, J. A. A invenção psicótica. Opção Lacaniana. São Paulo, n. 36, p. 06-16, maio 2003.

______. A teoria do parceiro. In: Escola Brasileira de Psicanálise (Org.). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

TEIXEIRA, A. A aura da gambiarra. Mosaico: estudos em psicologia, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 45-60, jan-dez 2019.

VERAS, M. Virtual. In: MACHADO, O.; RIBEIRO, V.L.A. (Org.). Scilicet. Um real para o século XXI. Belo Horizonte: Scriptum, 2014.

VIEIRA, M. A. Com quantos elementos se faz uma invenção, Latusa, n. 25, Impossível tirar o corpo fora: exílios e confinamentos, EBP-Rio/Contracapa, Rio de Janeiro, 2021.

Publicado
07-11-2023
Como Citar
BUENO, R. Uma gambiarra clínica para invasões extraterrestres. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 45, n. 49, p. 223-232, 7 nov. 2023.