Aberturas na técnica psicanalítica

uma intervenção social clínica com educadores

  • Marta Rezende Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ
  • Gabriel Ventura Lara e Silva Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Rio de Janeiro, RJ
  • Júlia Silva Carvalho Nascimento Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Rio de Janeiro, RJ
  • Mariana de Almeida Nogueira Redmond Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave: Clínica psicanalítica, Abertura, Precariedade social, Vulnerabilidade psíquica

Resumo

Exploramos questões da clínica psicanalítica numa proposta de intervenção social clínica junto a educadores. Nossa atuação é orientada por uma abertura do manejo clínico visando possibilitar um espaço de escuta para professores de escolas municipais do Rio de Janeiro. Esses educadores vivem situações geradoras de sofrimento psíquico nem sempre passível de compartilhamento entre pares. Abordamos a singularidade da técnica na realização de uma clínica ampliada. Ao proporcionar espaços sustentados pela psicanálise extramuros, torna-se possível um melhor enfrentamento da precária realidade das referidas escolas, o que dá contorno político a essa prática.

Biografia do Autor

Marta Rezende Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Psicóloga, Psicanalista. Doutora em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental pela Université Paris Diderot - França. Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IP/UFRJ - (Departamento de Psicologia Clínica e Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica). Membro da Associação Universitária de pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Coordenadora e orientadora do Projeto de extensão “Psicanálise e Educação: intervenção social clínica para uma escola possível”. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Gabriel Ventura Lara e Silva, Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Rio de Janeiro, RJ

Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participante do Projeto de extensão “Psicanálise e Educação: intervenção social clínica para uma escola possível”. Integrante, como psicólogo, do grupo Travessia da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Júlia Silva Carvalho Nascimento, Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Rio de Janeiro, RJ

Aluna do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Participante do Projeto de extensão “Psicanálise e Educação: intervenção social clínica para uma escola possível”. Integrante, como aluna em projeto de extensão, do grupo Travessia da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Bolsista (Profaex). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mariana de Almeida Nogueira Redmond, Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Rio de Janeiro, RJ

Aluna do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Participante do Projeto de extensão “Psicanálise e Educação: intervenção social clínica para uma escola possível”. Integrante, como aluna em projeto de extensão, do grupo Travessia da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

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Publicado
06-11-2023
Como Citar
CARDOSO, M.; SILVA, G.; NASCIMENTO, J.; REDMOND, M. Aberturas na técnica psicanalítica. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 45, n. 49, p. 71-87, 6 nov. 2023.