Um tríptico

sobre projetos sociais da psicanálise migrante

  • Fânia Izhaki Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro - CPRJ, Rio de Janeiro, RJ

Resumo

Os artigos que se seguem formalizam as falas da mesa redonda Psicanálise em extensão: extensões em psicanálise, realizada no CPRJ em novembro de 2022. Neles, três psicanalistas expõem projetos sociais em que a psicanálise migrou seja para o atendimento de populações historicamente desassistidas de cuidados de saúde mental, seja trabalhando com grupos de migrantes – numa sala de pré-vestibularcomunitário ou numa oficina de mulheres em uma instituição cultural.

Nesta introdução gostaríamos de destacar características destes projetos inovadores, propondo uma leitura em forma de tríptico que evidencie a potência das questões abordadas e das opções metodológicas dos três projetos: o Projeto Ponte (migrantes), o Projeto Travessia (mulheres em instituição cultural) e o Projeto Tá na Roda (vestibular comunitário).

A migração da psicanálise teve início ainda com Freud quando, em 1918, propôs a institucionalização das clínicas públicas como forma de a população em geral ter acesso à psicanálise. As clínicas públicas de Berlim, Viena e Budapeste floresceram e influenciaram o movimento psicanalítico. No Brasil, Kattrin Kemper – antiga participante da Clínica popular de Berlim – e Hélio Pellegrino fundaram em 1973 uma Clínica social pioneira no atendimento a preços simbólicos e com o funcionamento baseado em banco de horas concomitantemente à criação do CPRJ. Hoje, mais uma vez, a democratização da psicanálise está no foco do movimento psicanalítico brasileiro, sendo o atendimento de populações desassistidas e fora do consultório um dos eixos deste processo.

Biografia do Autor

Fânia Izhaki, Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro - CPRJ, Rio de Janeiro, RJ

Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ). Doutora em medicina social pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado
06-11-2023
Como Citar
IZHAKI, F. Um tríptico. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 45, n. 49, p. 25-31, 6 nov. 2023.