Clínica Psicanalítica com migrantes

desafios e especificidades

  • Lisette Weissmann Instituto Sedes Sapientiae. São Paulo, SP
Palavras-chave: Migrar, Atendimento psicanalítico a migrantes., Língua

Resumo

O trabalho psicanalítico com migrantes precisa se modificar, a fim de atender a população que procura consulta desse tipo. Diferentes áreas do atendimento são abordadas: atenção no consultório, no formato presencial e on-line, trabalhos pontuais com expatriados e suas famílias, atendimento institucional com migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade. Cada uma dessas modalidades de atendimento implica modificações do enquadre, língua, tempo e espaço, no contexto psicanalítico.

Biografia do Autor

Lisette Weissmann, Instituto Sedes Sapientiae. São Paulo, SP
Psicóloga, Psicanalista. Mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Pós-doutoranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Membro do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. São Paulo, SP, Brasil.

Referências

KELLY-LAINÉ, K. Preface in Three Voices. In: SZEKACS-WEISZ, J.; WARD, I. Lost Childhood and the Language of Exile. London: Imago MLPC/The Freud Museum, 2004.

KOLTAI, C. De uma língua a outra por meio das migrações. Conferência realizada no Centro de Estudos Psicanalíticos. São Paulo, 18 abr. 2011.

MASTRETA, A. Mal de amores. Méjico: Punto de Lectura, 1996.

ROSA, M.; CARIGNATO, T.; BERTA, S. Metáforas do deslocamento: imigrantes, migrantes e refugiados e a condição errante do desejo. In: COSTA, A.; RINALDI, D. (Org.), Escrita e psicanálise. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2006.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: EDUSP, 2007.

SUPERVIELLE, S. B. Buenos Aires. Diario El Clarín, 31 ago. 2013.

VIÑAR, M. Mundos adolescentes y vértigo civilizatorio. Montevideo: Trilce, 2009.

WEISSMANN, L. Interculturalidade e vínculos familiares. São Paulo: Blucher, 2019

Publicado
06-11-2023
Como Citar
WEISSMANN, L. Clínica Psicanalítica com migrantes. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 45, n. 49, p. 33-43, 6 nov. 2023.