Tá na roda

intervenções clínico-políticas em espaços educacionais

  • Perla Klautau Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave: Sofrimentos sociais, Juventude, Grupos operativos, Vulnerabilidade social, Reconhecimento

Resumo

Este artigo visa apresentar e discutir a implementação de um projeto de extensão cuja ação principal é a construção de um dispositivo de escuta grupal em curso de pré-vestibular comunitário. A aposta deste projeto é que a escuta psicanalítica pode operar no âmbito coletivo tanto como um instrumento de cuidado quanto como um fazer político: a construção de uma associação livre coletivizada tem o potencial de atingir a dimensão singular e provocar um efeito de subjetivação. Isto permite criar possibilidades para o deslocamento de posições cristalizadas no laço social e, também, para a produção de interações coletivas criadoras de pensamento crítico.

Biografia do Autor

Perla Klautau, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Psicanalista. Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

BORDIEU, P. A miséria do mundo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

BRANCO, J. R. C.; KLAUTAU, P. Mais do que o pão nosso de cada dia: por rosas e pelo direito de sonhar. In: ALVARANGA, A. et al. Trabalho além da barbárie. Campinas: Lacier, 2022.

BROIDE, J.; BROIDE, E. E. A psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenções. 2. ed. São Paulo: Escuta, 2016.

BUTLER, J. (2009). Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CARRETEIRO, T. C. Sofrimentos sociais em debate. Psicologia USP, v. 14, n. 3, p. 57-72, 2003.

DEJOURS, C. (1999). A banalização da injustiça social. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2000.

FERENCZI, S. (1933). Confusão de língua entre adultos e criança. São Paulo: Martins

Fontes, 2011. (Obras completas de Sándor Ferenczi, 4).

FREUD, S. (1920). Além do princípio do prazer. História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Tradução de Paulo Cesar Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (Obras completas, 14).

HONNETH, A. Luta por reconhecimento: gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.

KLAUTAU; MACEDO; SINISCALCHI. Juventude e desamparo: relato de uma pesquisa intervenção. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 1, e109164, 2021.

KLAUTAU, P. et al. O trabalho de escuta dos sofrimentos sociais: considerações sobre a construção de um dispositivo grupal virtual. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.

PICHON-RIVIÈRE, E. El proceso grupal: del psicoanálisis a la psicología social. 5. ed. Buenos Aires: Nueva Visión, 1980.

ROSA, M. D. Psicanálise implicada vicissitudes das práticas clínico-políticas. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 41, p. 29-40, 2013.

Publicado
06-11-2023
Como Citar
KLAUTAU, P. Tá na roda. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 45, n. 49, p. 57-69, 6 nov. 2023.