Dispositivos clinicopolíticos em psicanálise e educação

  • Luciana Gageiro Coutinho Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ
Palavras-chave: Juventude, Sofrimento psíquico, Psicanálise, Escuta, Educação

Resumo

Partindo do pressuposto de que os crescentes índices de sofrimento psíquico juvenil no Brasil e no mundo são um sintoma social de nossos tempos, o artigo defende a proposta de trabalho com dispositivos clinicopolíticos de escuta no coletivo em escolas e universidades. Resgata a definição de dispositivo em Foucault, atualizada por Agamben e apropriada por autores da psicanálise para propor práticas de escuta em instituições e contextos sociais vulneráveis. Levando em consideração a dimensão sociopolítica do sofrimento, isto é, o mal-estar produzido pelo lugar ocupado pelo sujeito no laço social, apresenta algumas vinhetas provenientes de rodas de conversa realizadas no campo educativo.

Biografia do Autor

Luciana Gageiro Coutinho, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ

Psicanalista. Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF/Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Psicanálise, Educação e Laço Social (LAPSE/UFF). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado
06-08-2024
Como Citar
COUTINHO, L. Dispositivos clinicopolíticos em psicanálise e educação. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 46, n. 50, p. 185-195, 6 ago. 2024.