CICLO SHAKESPEARE DE CINEMA CPRJ/SPCRJ 2016
O mundo inteiro é um palco
E todos os homens e mulheres não passam de meros atores
E cada um no seu tempo representa diversos papéis.1
O mundo inteiro é um palco
Eles entram e saem de cena
O Ciclo de Cinema é uma bem sucedida parceria que acontece há vários anos entre o CPRJ e a SPCRJ, resultado do empenho e desejo das duas instituições. A temática do Ciclo acompanha, em geral, a seleção feita por cada uma buscando contemplar os elementos em comum. Para 2016 o CPRJ propõe Recordar, repetir e elaborar e as construções da Psicanálise.
A SPCRJ sugere Os Destinos pulsionais hoje. Pensamos que diante de questões tão fundamentais para a Psicanálise, seria interessante organizarmos o Ciclo a partir de uma das paixões de Freud: a literatura, em especial William Shakespeare.
Numa biblioteca de mais de dois mil volumes, exatamente na seção central, atrás da cadeira de Freud, ficavam as obras completas de Shakespeare. O autor, que Freud começou a ler aos 8 anos de idade, é uma presença constante em sua obra, citado em 78 referências conforme o índice organizado por Strachey. Temas, imagens, enredos, alusões e interpretações das peças do bardo são presença constante no material a partir do qual Freud pode expor sua ideias acerca da psicanálise e do psiquismo humano e justificam, com largueza, nossa escolha. Para reforçar esta escolha, em 2016 completam-se 400 anos da morte de Shakespeare o que demonstra a universalidade e atemporalidade de seus escritos.
Adam Phillips2 nos lembra que quando as pessoas precisam de “palavras melhores” elas irão encontrá-las tanto na psicanálise como na literatura: Este ano as sessões de cinema acontecem na sede da SPCRJ3, sempre às sextas feiras às 18 horas. Datas: 15/04; 17/06; 26/08;
Obras Selecionadas: Hamlet, Macbeth, O Mercador de Veneza; Rei Lear e A Tempestade.
A Agenda com a sequência dos filmes e respectivos debatedores convidados será apresentada no próximo boletim. Confiantes de que teremos bons momentos onde “palavras melhores” poderão ser encontradas, desejamos aos colegas um ano rico em trocas e aprendizagem.
Clique aqui para ver a programação completa.
Paulo Sérgio Lima e Silva
Neyza Prochet
…………………………………………………………………………………………….
1 SHAKESPEARE, W. – As you like it, Act III, Scene VII – All the world’s a stage,/and all the men and women merely players:/they have their exits and their entrances;/and one man in his time plays many parts”
2 PHILLIPS, A- Promises, promises. Essays on psychoanalysis and literature. New York: Basic Books, 2001.p.4
3 Rua São Clemente 413 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22260-009 tel.: 21 2512-2265