Biblioteca – História
A Biblioteca do CPRJ foi inaugurada em 1974 com um acervo formado inicialmente por doações valiosas, tanto de membros do CPRJ quanto de Editoras como a Imago e a Escuta, e suas primeiras aquisições foram uma coleção do International Journal e filmes de Renée Sptiz. Este material começou a ser organizado em 1984, e em 1993, a gestão vigente conquistou, em assembléia, um percentual fixo sobre as mensalidades arrecadadas, valor revertido exclusivamente para a compra de livros e conseqüente melhoria da Biblioteca.
Ao final da década de 90, com as transformações inexoráveis advindas das sucessivas inovações tecnológicas, tornou-se evidente que os espaços de informação estendiam-se para além dos livros. Não era mais possível manter a totalidade da informação no papel e o advento dos documentos eletrônicos e digitais conduziu a biblioteca a um momento de transição, passando de uma organização totalmente ligada ao material impresso para outra, onde grande parte do acervo passou a ser armazenada sob a forma digital. O acervo de documentos audiovisuais, já existente, tanto dos eventos realizados na Instituição quanto outros documentos relevantes, foi gradualmente digitalizado e armazenado em DVDs.
O lançamento da Home Page do CPRJ ocorreu em 05 de novembro de 1998, quando Anna Katrin Kemper recebeu uma justa homenagem com seu nome sendo dado à Biblioteca do CPRJ.
Em 1999, para facilitar e agilizar as consultas, a Biblioteca foi organizada em três áreas: Psicanálise, Psicanálise/Conexões e Filosofia. A seção de Psicanálise conta com títulos dos mais variados autores, dos clássicos aos atuais; na seção de Psicanálise/Conexões são encontrados títulos de diversos ramos do saber, como Sociologia, História, Antropologia, Literatura e Lingüística. A seção de Filosofia vem sendo ampliada com a aquisição de obras de grandes pensadores.
No ano de 2007 foram criadas duas seções: uma com a bibliografia específica do Módulo de Pesquisa Os Primórdios da Vida Psíquica – Clínica dos Primeiros Anos e outra com bibliografia específica da área de oncologia.
Em agosto de 2007 foi inaugurada a formatação atual do site. A nova estruturação possibilitou, a partir de soluções criativas e ágeis, uma agradável navegação em um site completo de informações.
No decorrer do ano de 2008 foi implantado o Programa WINISIS, que permitiu a informatização da Biblioteca em conformidade com as normas da UNESCO.
Este programa facilita a consulta do acervo disponível, possibilitando uma pesquisa avançada.
Dando continuidade à modernização da biblioteca foi implantado, em 2018, o programa ABCD Library, versão atualizada do Programa WINISIS.
As transformações da Biblioteca e do atual site só foram possíveis graças ao trabalho de sucessivas comissões, formadas por membros efetivos e colaboradores, que deram continuidade e inovaram os serviços prestados à instituição.