Edital de Seleção
CÍRCULO PSICANALÍTICO DO RIO DE JANEIRO EDITAL FORMAÇÃO 2024
INCLUI PROJETO ÉTNICO-RACIAL
Esse edital institui a abertura do processo de seleção de postulantes à Formação do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ) para o segundo semestre do ano de 2024.
Em 2022, foi iniciado um processo de discussão coletiva interna visando à reordenação da estrutura da Formação. Uma das decisões mais importantes tomadas em 2023 foi a implantação do Programa de Ações Afirmativas, que tem o objetivo de inserir o CPRJ no processo histórico de superação do quadro de profundas desigualdades que marcam a sociedade brasileira e que se reflete na história de suas instituições, incluindo as sociedades de formação de analistas.
O Programa contém o Projeto Étnico-Racial, que contempla reservas de vagas na seleção para negros e para indígenas, com benefícios e facilitações que possibilitem a permanência desses alunos na instituição. O Programa também abarca outras ações duradouras e sustentáveis que visam não apenas modificar a composição dos membros da instituição − hoje hegemonicamente branca −, mas também trazer a temática do racismo para o interior das reflexões teóricas e das práticas clínicas realizadas em nossa instituição, explorando as interrogações que o tema traz para os fundamentos do campo psicanalítico.
FORMAÇÃO
A reordenação da estrutura, do conteúdo e da dinâmica da Formação encontra-se em andamento nesse momento. Em sua configuração mais geral, ela prevê:
- Do ponto de vista do ensino, um período inicial de dois anos (Módulo Freudiano), e um período subsequente com Módulos Temáticos e Módulo Clínico, ambos com aulas presenciais;
- Participação em atividades cientificas do Fórum de Psicanálise;
- Participação em um Grupo de Acompanhamento coordenado por membros efetivos;
- Participação em atividades clínicas coordenadas pelo CPRJ ou por instituições aprovadas pela Comissão de Formação Permanente.
A partir do início do Módulo Freudiano, o aluno deverá estar em análise com frequência mínima de duas sessões semanais. Qualquer pessoa inscrita no processo de Formação pode escolher um(a) analista fora dos quadros do Círculo, desde que tenha seu nome avalizado pela Comissão de Formação Permanente.
Após aprovação no Módulo Freudiano, o aluno passará para os Módulos Temáticos e para o Módulo Clínico, momento em que se iniciarão atividades com supervisão clínica e o aluno passará à condição de Membro Associado em Formação.
PROCESSO DE SELEÇÃO – 2024
- Prazo
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 20 de março até 03 de junho.
2. Requisitos para a inscrição no processo seletivo
2.1 Envio, por e-mail, à secretaria do Círculo (adm_cprj@cprj.com.br ), dos seguintes itens:
- Cópia do diploma de nível superior;
- Memorial – uma apresentação comentada de sua trajetória pessoal, do seu desejo de se tornar analista, e das razões que o levam a escolher o CPRJ para sua Formação;
- Curriculum Vitae;
2.2 Ficha de inscrição preenchida pelo link abaixo: https://forms.office.com/r/PqSeLvk7Ak
- Autodeclaração étnico-racial (negro ou indígena) – somente para os candidatos que postulem inscrição por meio do Projeto Étnico-Racial.
2.3 Pagamento de uma taxa de inscrição no valor equivalente a 1 (uma) mensalidade de Membro Associado em Formação, R$ 165,00 (cento e sessenta e cinco reais).
É necessário o envio do comprovante da transação bancária junto com a documentação descrita no item acima.
Obs.: Os candidatos que pleitearem ingresso pelo Programa Étnico-Racial estão isentos desta taxa.
Dados bancários
Banco Santander
AG 3063
C/C 13000827-5
Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro
CNPJ: 34.117.705/0001-05
Chave Pix: cprj@cprj.com.br
3. Etapas do Processo de seleção
Coordenado pela Comissão de Formação Permanente (CFP).
3.1 A realização de, pelo menos, duas entrevistas individuais com Membros Efetivos indicados pela CFP.
3.2 A participação em um dispositivo de grupo realizado com os candidatos e mediado por Membros Efetivos indicados pela CFP.
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS/ Projeto Étnico Racial
O CPRJ reservará, no mínimo, 20% das vagas totais para os candidatos inscritos no Projeto Étnico-Racial. Com exceção da isenção da taxa de matrícula, o processo de seleção será o mesmo para todos os candidatos.
O Projeto Étnico-Racial visa ampliar o acesso da população negra e indígena à Formação do CPRJ. Com esse fim, na ficha de inscrição, os postulantes ao ingresso através do Projeto Étnico-Racial, assinalarão quais os incentivos do seu interesse, de acordo com sua necessidade. São eles:
- Isenção da mensalidade paga ao CPRJ e gratuidade na inscrição em atividades realizadas no CPRJ – seminários, cursos e eventos científicos – durante todo o tempo que durar seu processo de Formação;
- Acesso facilitado à análise pessoal: indicamos uma lista de psicanalistas do CPRJ que se disponibilizaram para recebê-los por um valor acordado pela dupla analítica;
- Bolsa permanência – apoio financeiro estipulado em 2024 no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) mensais. A bolsa inicial terá a duração de 2 anos, podendo ser renovada para aqueles que tenham cumprido os requisitos do Módulo Freudiano e quiserem seguir o percurso da Formação (cujo tempo ainda será definido).
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
- O resultado da seleção será divulgado até o dia 22 de julho, por e-mail.
- Uma vez aprovado, o candidato deverá assinar o Termo de Concordância com o Estatuto e o Regimento Interno da Instituição.