Grupos de Pesquisa 2023
Grupo de Pesquisa: “Os primórdios da Vida Psíquica – Clínica dos Primeiros Anos”
Coordenação: Diana Dadoorian, Maria de Fátima de Amorim Junqueira,
Regina Celi Bastos Lima, Regina Orth de Aragão, Tereza Carsalade
A Clínica Pais-bebê
Neste ano de 2023 o tema de estudo do grupo de pesquisa Primórdios da vida psíquica – Clínica dos primeiros anos será A clínica pais-bebê. A clínica da interação pais-bebê, cujo desenvolvimento nas últimas décadas levou à proposição de novos conceitos para a compreensão dos processos em curso nesse período, é particularmente complexa e baseada em pressupostos teórico-clínicos diversos. Sua particularidade é colocar em cena, como sujeitos igualmente ativos neste processo, o adulto e o bebê. Desta forma, as modalidades de trabalho que surgiram tem como pano de fundo esta estreita relação, com criação de propostas inovadoras de cuidados à esta tríade, mãe-pai-bebê, as quais se iniciam no período pré-natal.
Iniciaremos nossos estudos apresentando uma contextualização histórica do campo teórico da clínica pais-bebê, dos seus conceitos fundamentais e das diferentes modalidades dessa clínica. Em seguida, iremos refletir sobre os encontros e desencontros entre os pais e o seu bebê. Aqui está em cena a construção da parentalidade, em toda a sua gama de expressões dos aspectos psíquicos e socioculturais aí envolvidos neste processo. Mostra-se igualmente presente a questão do infantil em toda a sua gama de expressões e possibilidades clínicas e curativas.
Os modos de intervenção terapêutica dos riscos e do sofrimento psíquico na primeira infância pressupõe a análise da situação clínica do bebê e do contexto parental e familiar, nos seus aspectos psíquicos e socioculturais. A pergunta: Como estamos tristes se estamos grávidos? vai trazer para o debate a questão da depressão materna e paterna no período perinatal. Questão, em geral, silenciada, tanto pelos próprios sujeitos em cena, os futuros pais, quanto pelos profissionais de saúde. Cuidar dos pais e do seu bebê neste momento inicial da vida do bebê, abre, portanto, uma vasta gama de possibilidades de reflexão a esta família que está se construindo, além de favorecer a elaboração de situações traumáticas no início da construção da subjetividade do bebê.
Grupo de Pesquisa: “Psicanálise Ampliada e Contexto Social”
Coordenação: Carla Penna
Psicanálise Ampliada e Contexto Social é um núcleo de pesquisa do Círculo Psicanalítico. Promove encontros teórico-clínicos entre membros associados em formação e efetivos que trabalham ou interessam-se pelo trabalho de orientação psicanalítica realizado fora do setting analítico clássico. O núcleo aborda a complexidade do pensamento e do trabalho clínico realizado em instituições e em contextos sociais variados. Em 2023 gostaríamos de ampliar as conexões com os demais núcleos do CPRJ.