Módulo de Pesquisa 2016
Grupo de Pesquisa:
“Os primórdios da Vida Psíquica – Clínica dos Primeiros Anos”
Este ano, dando continuidade às nossas reflexões sobre o universo dos Primórdios da Vida Psíquica, pretendemos discutir as teorias já construídas na história da psicanálise contemporânea, em torno do tema TRANSTORNOS SUBJETIVANTES PRIMÁRIOS. Este tema tem despertado um interesse crescente, mas, frequentemente, é cercado por uma certa polêmica na comunidade psicanalítica.
Estes transtornos revelam situações traumáticas colocando em destaque a clínica diante de sofrimentos que não estão no âmbito do mecanismo do recalque, mas, da dissociação, da cisão. Observamos na clínica o reino do não-verbal, do impensável, do pré-edípico (ou não edípico), do não representado – traumas que interrompem o processo de amadurecimento do bebê/ criança. Os sintomas mais evidenciados nos pacientes traumatizados são os sentimentos de vazio, da existência sem sentido, do exílio do isolamento não criativo, da não comunicação. Os pacientes são nomeados de borderline ou psicóticos, fronteiriços, estados limites, autistas etc.
As rupturas e as catástrofes traumáticas ocorridas no início da vida já eram inquietações e intuições que acometiam Ferenczi. Os psicanalistas pós-freudianos como Winnicott, Bion, Green, etc. aprofundaram e desenvolveram importantes conceitos levantando complexas questões associadas à compreensão da constituição do psiquismo no desenvolvimento humano. Essas questões merecem maior aprofundamento e novas discussões clínicas, que deverão ser associadas a importantes conceitos desenvolvidos hoje por colegas. Dessa forma, poderemos construir um pensamento clínico mais profícuo para ajudarmos nossos pacientes na tentativa de reduzir a conhecida distância entre a teoria e a prática, mesmo sabendo que a teoria jamais poderá aderir integralmente à clínica – a clínica deixará sempre um resto da teoria.
Programação das Atividades para 2016
1º semestre
Com Ferenczi: trauma e criação
Palestrante: Jô Gondar
Início: 20 de maio de 2016 (sexta-feira)
Horário: 16h30/18h
Trauma em Ferenczi, Balint e Winnicott
Palestrante: Ana Lila Lejarraga
Início: 03 de junho de 2016 (sexta-feira)
Horário: 16h30/18h
2º semestre
Mesa de discussão: Transtornos subjetivantes e a clínica
Palestrantes: Débora Unikowsky
Olívia Poncaro
Dia: 23 de setembro de 2016 (sexta-feira)
Trocas de experiências clínicas
Dia: 28 de outubro de 2016 (sexta-feira)







