Grupos de Pesquisa 2022
Grupo de Pesquisa: “Os primórdios da Vida Psíquica – Clínica dos Primeiros Anos”
Coordenação: Diana Dadoorian, Maria de Fátima de Amorim Junqueira,
Regina Celi Bastos Lima, Regina Orth de Aragão, Tereza Carsalade
“Situações de vulnerabilidades e riscos para a constituição subjetiva na primeira infância”
Nesse ano de 2022 nosso foco de pesquisa e de reflexão vai se voltar para a consideração de diferentes situações de vulnerabilidade que envolvem a criança e sua família, e os consequentes riscos decorrentes dessas situações. Em nosso país, são múltiplas as situações de precariedade, tanto no âmbito social e cultural, quanto no campo educacional e na saúde. Vamos destacar, ao longo do ano, algumas dessas situações, que serão debatidas em quatro mesas temáticas.
Quando consideramos riscos e vulnerabilidade inevitavelmente pensamos em prevenção. Porém essas considerações serão permeadas pelo olhar psicanalítico para pensar a prevenção como subjetivadora, relacionada ao cuidado, à atenção psíquica transmitida pela escuta e pelo acolhimento. Nessa perspectiva, a distinção entre prevenção e predição é fundamental. Os avanços importantíssimos nos conhecimentos a respeito dos fatores de risco na infância trazem também o perigo da tentação preditiva. Essa posição preditiva coloca uma dificuldade ética fundamental, pois retira do outro a possibilidade de movimento em liberdade, sendo que a própria predição pode operar como fator determinante de agravamento do risco psíquico. De certo modo, ela fixa o futuro de um indivíduo, reduzindo com violência sua liberdade. Ao contrário defendemos que a essência da prevenção na primeira infância relaciona-se à função subjetivante do adulto, envolvendo antecipação e interpretação constitutiva, considerando a subjetividade e a singularidade de cada história, sem, no entanto, negligenciar os bebês em risco e suas famílias.
Grupo de Pesquisa: “Psicanálise Ampliada e Contexto Social”
Coordenação: Carla Penna
Psicanálise Ampliada e Contexto Social é um núcleo de pesquisa do Círculo Psicanalítico. Promove encontros teórico-clínicos entre membros associados em formação e efetivos que trabalham ou interessam-se pelo trabalho de orientação psicanalítica realizado fora do setting analítico clássico. O núcleo aborda a complexidade do pensamento e do trabalho clínico realizado em instituições e em contextos sociais variados. Em 2022 gostaríamos de ampliar as conexões com os demais núcleos do CPRJ.