Núcleo Básico de Formação
O processo de filiação ao CPRJ se dá por intermédio do Fórum de Psicanálise – espaço de formação permanente para membros efetivos, associados, alunos e participantes, no qual acontecem as atividades científicas ligadas ao estudo, à pesquisa e à prática da psicanálise. Existem duas formas de ingresso no Fórum: uma destinada aos interessados em fazer uma formação em psicanálise e outra destinada aos participantes, que desejam fazer cursos livres na instituição.
Além destas duas possibilidades de ingresso na instituição, o público em geral é convidado a participar dos eventos abertos, divulgados ao longo do ano, como as conferências, os seminários de curta duração e o curso História da Produção Conceitual Psicanalítica.
Atualmente o Núcleo Básico de Formação tem duração prevista de cinco anos e é composto por três módulos: Módulo Freudiano, Módulo Temático e Módulo Clínico.
Os dois primeiros anos são dedicados ao Módulo Freudiano, voltado ao estudo da metapsicologia e dos fundamentos da clínica.
Para a passagem da condição de aluno à de membro associado, após esses dois anos, o candidato deverá apresentar pedido formal à Comissão de Formação Permanente, ter sido aprovado no Módulo Freudiano, estar em análise há pelo menos dois anos e ser considerado apto por essa Comissão.
Na condição de membro associado, deverá cursar seis disciplinas do Módulo Temático, sendo no mínimo três cursos pós-freudianos e três seminários temáticos. Além disso, deverá cumprir o Módulo Clínico, realizado concomitantemente ao Módulo Temático, contemplando atividades de teoria da técnica pós-freudiana e a participação em, pelo menos, duas oficinas clínicas.
Para maiores informações sobre o processo de seleção para a Formação entre em contato com: adm_cprj@cprj.com.br
