Federação Internacional de Sociedades Psicanalíticas (IFPS)
A Federação Internacional de Sociedades Psicanalíticas foi fundada em Amsterdã, no dia 30 de julho de 1962, com o objetivo de incrementar o intercâmbio pessoal e científico entre as sociedades de psicanálise, através do debate livre sobre os diferentes pontos de vista da teoria, da prática e da formação psicanalítica. A Federação tem como princípio norteador o conceito de pluralismo em psicanálise e a total autonomia organizacional e científica das sociedades membros.
Desde sua fundação, a Federação promove a cada quatro anos o Fórum Internacional de Psicanálise, além de conferências científicas, e publica a revista trimestral The International Fórum of Psychoanalysis, cuja primeira edição data de 1992 – revista que é também publicada na mídia eletrônica (PEP WEB) em conjunto com The International Journal of Psychoanalysis e Contemporary Psychoanalysis. Tanto os fóruns quanto as publicações estão abertos à diversidade teórica possibilitando a divulgação e a troca rica entre as vertentes da psicanálise assim como o intercâmbio interdisciplinar em questões de interesse social.
Participaram da fundação da Federação a Sociedade Psicanalítica Alemã – Deutsche Psychoanalytische Gesellschaft, a Sociedade Psicanalítica Mexicana A.C, o Círculo de Psicologia Profunda de Viena, atual Círculos de Psicanálises Austríacas e a Sociedade Psicanalítica William Alanson White -William Alanson White Psychoanalytic Society. O Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro se filiou à IFPS desde sua fundação, em 1969.
Atualmente, a Federação conta com mais de 20 sociedades membros de vários países da Europa e das Américas.
Link: https://www.ifps.info/
Representação do CPRJ na IFPS eleita para o biênio 2016/2018:
Delegados: Edson Lannes e Jô Gondar